O calau-de-bico-amarelo (Tockus flavirostris ) é uma espécie de calau da família Bucerotidae, também conhecido como calau-de-bico-amarelo-do-norte.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave pode ser encontrada nos seguintes países: Djibouti, Eritreia, Etiópia, Quénia, Somália, Sudão, Tanzânia e Uganda.
O calau-de-bico-amarelo assemelha-se ao calau-de-bico-amarelo do sul, mas tem a pele enegrecida (não rosada) ao redor dos olhos.
Características do calau-de-bico-amarelo
O calau-de-bico-amarelo é uma ave que mede cerca de 40 cm a sua plumagem malhada e diagnóstico de bico amarelo dentro do alcance.
O calau-de-bico-amarelo alopátrico principalmente pela pele preta (não avermelhada) ao redor dos olhos e pela pele nua rosa (não escura) no pescoço dos machos, que pode brilhar intensamente quando chamada durante a época de reprodução.
O macho tem bico largo e carapaça baixa que se estende até a ponta, a fêmea é menor, com bico e garupa menores e pelo preto na garganta, o juvenil é como o adulto, mas com um bico amarelo opaco mais curto com manchas marrons.
Alimentação
O calau-de-bico-amarelo se alimenta no chão ou no mato, apanhando a presa com seu forte bico. Leva muitos gafanhotos, grilos e cupins e cava em madeira morta para pegar besouros e larvas.
Comportamento
Ele segue regularmente grupos de mangustos pigmeus em busca de presas; em uma relação simbiótica na qual os mamíferos se beneficiam de calaus desempenhando funções de sentinela.
Também precisa de muitas frutas e sementes, geralmente é encontrado em pares residentes ou pequenos bandos familiares e provavelmente é territorial e sedentário na maior parte de sua distribuição.
Habitat
O calau-de-bico-amarelo é uma das aves mais imponentes da África e habita áreas de savana aberta no deserto de Kalahari, sul do continente.
Fotos do calau-de-bico-amarelo
Canto do calau-de-bico-amarelo
O canto do calau-de-bico-amarelo é uma longa série de cacarejos profundos que sobe e desce, mas notavelmente mais grave, chuk chuk chuk.
Distribuição geografica
O calau-de-bico-amarelo é encontrado na África Oriental; da Eritreia, leste do Sudão, Djibuti e Somália ao sul através da Etiópia, Sudão do Sul, nordeste de Uganda, Quênia até o nordeste da Tanzânia.