A saripoca-de-bico-castanho ( Selenidera nattereri) é uma ave da família Ramphastidae, que pode ser encontrada no noroeste da bacia amazônica da Venezuela, Brasil, leste da Colômbia e Guiana ocidental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta é um espécie de tucano pequeno procura um hematoma em seu bico avermelhado, os machos têm coroa, garganta e peito pretos, enquanto as fêmeas têm marrom substituindo o preto.
A saripoca-de-bico-castanho é encontrado em florestas úmidas, incluindo florestas de areia branca.
Características da saripoca-de-bico-castanho
A saripoca-de-bico-castanho é uma ave que mede de 32 a 33 centímetros e pesa entre 148 e 165 gramas, o macho tem a cabeça, peito e a parte superior do ventre pretos, a parte inferior do ventre e os calções são castanhos.
Os olhos são castanhos escuros, mostra uma região de pele nua ao redor dos olhos no rosto, essa pele é de cor cinza-esverdeada, uma bela faixa pós-ocular amarelo pálido emoldura o rosto e se estende até a nuca do pássaro.
O tufo de penas na região pós-auricular é amarelo claro com pontas alaranjadas. A cor dos flancos varia do amarelo dourado ao vermelho enferrujado.
A área perioftálmica está corada de azul. que se transforma em um amarelo-esverdeado brilhante, a fêmea, por sua vez, apresenta cor de ferrugem do queixo ao ventre. Nas áreas onde o macho é preto, a fêmea é marrom.
Tanto a região retroauricular quanto a perioftálmica apresentam cores mais opacas que a masculina, e a cor verde escura cobre os flancos.
Alimentação
A saripoca-de-bico-castanho se alimenta principalmente de frutos e sementes.
Habitat
Habita em florestas ribeirinhas sobre solos arenosos e em matas de terra firme.
Fotos da saripoca-de-bico-castanho
Canto da saripoca-de-bico-castanho
O canto do saripoca-de-bico-castanho é sequência de chamados graves e roucos que sugerem o coaxar de uma rã: há-ú…há-ú…há-ú…há-ú, caracterizam a vocalização dessa espécie.
Além disso, os sons emitidos lembram os sons produzidos pelas espécies S. maculirostris, S gouldii e S. reinwaedtii.
O saripoca-de-bico-castanho do chamado é uma série lenta e profunda de “ggrawnk” ou “ggrraaw,” facilmente passa despercebido.
Distribuição geografica
O saripoca-de-bico-castanho pode ser encontrado no noroeste da Amazônia, acima do rio Amazonas, principalmente no interflúvio Negro/Solimões, também se distribui pelas Guianas, no extremo leste da Colômbia e sul da Venezuela.