O canto do calau-de-monteiro são sons escuros e ásperos de cacarejar. As chamadas para sinalizar a área são kok-kok-kokok-kokok .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
Os machos do calau-de-monteiro são cinza escuro na cabeça, pescoço e antepeito. A garganta e os lados da cabeça são brancos tracejados. O dorso é marrom, as coberteiras superiores da cauda são marrom-escuro fuliginoso.
Os dois pares de penas da cauda do meio são marrom-escuro, o resto do total de 10 pares de penas da cauda tem uma base marrom-escura, mas são brancas. A parte inferior do corpo é esbranquiçada. As primárias são pretas com pontas creme.
As fêmeas têm a mesma plumagem corporal que os machos. No entanto, eles são menores, o bico é significativamente mais curto, a pele nua da garganta é azul-turquesa.
Os juvenis são semelhantes às aves adultas, mas têm um bico menor de cor laranja-avermelhada e cinza na base do bico inferior.
O calau-de-monteiro vive em savanas e campos de espinheiro seco e é encontrado apenas no centro e noroeste da Namíbia e sudoeste de Angola com cerca de 400.000 indivíduos.
De todos os calaus, o calau-de-monteiro habita as regiões com menos chuvas. Ocorre também em regiões onde chove menos de 100 milímetros por ano.
O calau-de-monteiro prefere terrenos montanhosos com subsolo rochoso como habitat. Mas também é encontrado em planícies com solos arenosos esparsamente cobertos por árvores isoladas com braços espinhosos.
Classificação cientifica do calau-de-monteiro
Calau-de-monteiro (Tockus monteiri ) também conhecido como Monteiro toko , é uma espécie de ave que pertence aos Bucerotidae.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Bucerotiformes,
-Família: Bucerotidae,
-Género: Tockus,
-Espécie: T. monteiri,