Arapuru (Cyphorhinus arada) é uma espécie de pássaro da família Troglodytidae, também conhecido de uirapuru-da-guiana, corneta, músico, músico-da-mata, irapuru, uira-puru e uirapuru-verdadeiro
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Um pássaro de formato estranho conhecido por seu canto único, que consiste em ricos tons de flauta intercalados com trinados e cascavéis.
Distribuído em florestas baixas e encostas no norte da América do Sul, mas não encontrado no oeste dos Andes.
Espécies
Existem duas subespécies do arapuru sendo:
– Cyphorhinus arada arada: esta ave é bastante comum, mede 12 cm, possui listras brancas nas costas e é mais clara
– Cyphorhinus arada modulator: esta ave possui as costas estriadas de marrom, mede 12,5 cm e possui o canto mais melodioso que a primeira.
Características do arapuru
O arapuru é uma ave que mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento e pesa entre 18 e 24 gramas, essa espécie tem testa e parte frontal da coroa de coloração castanha, tornando-se marrom-acastanhado na porção traseira da coroa até a nuca de coloração escura.
Possui uma estria pós-ocular estreita e esbranquiçada, o pescoço e a parte superior do tórax são marrons e as laterais do pescoço são cobertas por costelas brancas longitudinais.
O ventre e os flancos são cinza claro a barriga inferior e de cor acastanhada, o dorso e a garupa são marrons, as asas e a cauda são marrom-acastanhadas da mesma cor da garupa e também possuem estreitas listras pretas, a cauda é curta e inclinada.
A íris é marrom e a pele nua ao redor dos olhos é azulada, o maxilar superior é verde-oliva escuro e o inferior é claro com base esbranquiçada.
Reprodução do arapuru
Esta espécie faz ninhos cobertos, onde a fêmea põe de 2 a 4 ovos brancos, que se abrem após 15 dias, os pais se revezam na alimentação dos filhotes.
Além disso, depois de saírem do ninho, ainda mantêm contato com a família durante algum tempo.
Alimentação
Ele se move pulando no chão próximo a emaranhados de plantas e também pegando insetos nas folhas, ocasionalmente, segue formigas de exército e às vezes se junta a enxames mistos de vegetação rasteira com outras vespas em busca de insetos e também se alimenta de frutas.
Hábitos
Ocorre localmente na camada inferior de florestas úmidas, principalmente em solo firme, mas também em matas ciliares, vive aos pares ou em pequenos grupos.
É muito famosa por seu canto melodioso e agradável, considerada uma das mais belas da mata, a espécie costuma cantar apenas na época de acasalamento, que ocorre entre meados de setembro e outubro.
Canta bem desenvolvido apenas 15 ou 20 dias por ano para a ocasião. No resto dos dias, ele apenas canta ou liga.
Fotos do arapuru
Distribuição geográfica
O arapuru pode ser encontrado no Brasil no norte do Rio Amazonas e ao leste do Rio Negro e Rio Branco, indo desde Roraima e Amazonas até o Amapá e também pelo Escudo das Guianas, na Venezuela, Guiana e Guiana Francesa e Suriname.