O uirapuru-vermelho ( Pipra aureola) é uma ave da família Pipridae, também conhecido como guira-pururu, dançador-vermelho, irapuru e uiramirim.
O uiramiri é uma ave passeriforme encontrada na região amazônica, em matas periodicamente inundadas e em várzeas que se assemelha ao uirapuru-laranja, diferindo deste pelo abdome negro com faixa vermelha no centro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
O uirapuru-vermelho possui quatro subespécies reconhecidas:
– Pipra aureola aurantiicollis:encontrado no Brasil na região do Rio Tapajós no oeste do estado do Pará e na região adjacente ao norte no Rio Amazonas;
– Pipra aureola aureola: encontrado na região tropical do nordeste da Venezuela até as Guianas e até o nordeste da Amazônia brasileira no leste do estado do Pará;
– Pipra aureola borbae: encontrado no Brasil ao longo do baixo e médio Rio Madeira no leste do estado do Amazonas.
– Pipra aureola flavicollis: encontrado no Brasil no baixo Rio Amazonas no leste do estado do Amazonas e no oeste do estado do Pará;
Características do uirapuru-vermelho
O uirapuru-vermelho mede entre 10 e 11 centímetros de comprimento e pesa entre 14 e 18,5 gramas, o macho apresenta a barriga preta e a cabeça, o alto das costas e o peito vermelho-brilhantes e a fêmea é verde-olivácea acima e mais opaca nas partes inferiores, com o ventre amarelado.
Alimentação
Esta espécie de alimenta de frutos que obtidos por voos curtos.
Habitat
O uirapuru-vermelho é encontrado florestas alagadas, incluindo floresta secundária alta e plantações de árvores abandonadas próximos de grandes rios e em áreas costeiras.
Canto do uirapuru-vermelho
O canto do uirapuru-vermelho macho é uma nota única alta que ascende fortemente e idêntica aos do rabo-de-arame e uirapuru-laranja; várias aves frequentemente emitem o canto simultaneamente e são diferenciados de outros Pirpridae pelo formato rechonchudo e olhos pálidos.
Fotos do uirapuru-vermelho
Distribuição geográfica
O uirapuru-vermelho pode ser encontrado nas margens dos baixos rios Amazonas e Madeira, na região entre os rios Tocantins e Xingu, no leste do Pará e litoral do Amapá, encontrado também nas Guianas e Venezuela.