Socoí-zigue-zague ( Zebrilus undulatus ) é uma pequena espécie da família da garça-real , incluída na subfamília das garças-reais .
A garça-ziguezague atinge um tamanho corporal de 28 a 30 centímetros e pesa em média 123 gramas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A área de distribuição do socoí-zigue-zague Heron é a metade norte da América do Sul. É encontrado no leste da Colômbia, Venezuela, Brasil, Guiana, Suriname, norte da Bolívia e Paraguai, leste do Peru e leste do Equador.
Características do socoí-zigue-zague
A socoí-zigue-zague atinge um tamanho corporal de 28 a 30 centímetros e pesa em média 123 gramas.
Além disso Não há dimorfismo sexual . No entanto, os indivíduos, predominantemente de cor acastanhada, apresentam uma coloração de plumagem muito variável.
A socoí-zigue-zague tem a parte superior da cabeça preta com uma crista de penas pretas, o que faz com que a cabeça pareça muito grande.
O bico é relativamente curto e escuro. A íris é amarela. O dorso e as asas são marrom-escuros com listras mais escuras e finas marcações branco-creme.
A parte inferior do corpo é de cor creme, com listras longitudinais escuras visíveis e manchas longitudinais. As pernas são cor de chifre escuro, os dedos são amarelos.
Os pássaros juvenis diferem das garças-reais adultas por sua plumagem mais avermelhada. Seu bico é amarelo-esverdeado.
Habitat do socoí-zigue-zague
A área de distribuição do socoí-zigue-zague é a metade norte da América do Sul. É encontrado no leste da Colômbia, Venezuela, Brasil, Guiana, Suriname, norte da Bolívia e Paraguai, leste do Peru e leste do Equador.
A socoí-zigue-zague é considerada uma ave sedentária. Os números populacionais exatos desta espécie não são conhecidos. No entanto, é considerada uma espécie difundida e comum.
O habitat da socoí-zigue-zague são as florestas tropicais próximas ou ao longo das margens dos rios e lagos.
Habitats com riachos de fluxo lento e copas das árvores pairando sobre a água, bem como locais de descanso e descanso na forma de raízes de árvores expostas e troncos de árvores deitados na água são os preferidos.
Os habitats secundários ainda são corpos d’água cercados por árvores e pastagens. A garça-ziguezague é uma espécie típica das terras baixas e tem uma faixa de altitude de 200 a 500 metros acima do nível do mar.
Reprodução do socoí-zigue-zague
A época de reprodução cai entre abril e julho. Nidifica solitária e seus ninhos são próximos a corpos d’água.
O tamanho da embreagem não é conhecido; a ninhada pode consistir em apenas um único ovo de casca branca. A época de reprodução não é conhecida. Ambos os pássaros pais cuidam do pássaro jovem.
Alimentação do socoí-zigue-zague
Alimenta-se de pequenos peixes e invertebrados encontrados em solo úmido, arranhando a folhagem da floresta ou em torno de poças de lama em pântanos rasos. Ele se move saltando.
Canto do socoí-zigue-zague
A socoí-zigue-zague gosta muito de chamadas. O Oooop – e Ahnnn tocam em uma série de chamadas que podem ser ouvidas de longe.