Periquito-de-cabeça-suja (Aratinga weddellii ) é uma espécie de periquito da família Psittacidae, também conhecido como jacarandá de Weddell ou jacarandá-de-cabeça-escura.
Além disso, esta espécie pode ser encontrada na Bolívia, Peru, Brasil e outros países da América do Sul e não é considerada como sendo ameaçado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Os periquitos-de-cabeça-suja são frequentes em áreas de cultivo, sendo comuns próximos às casas, na avicultura, é um pequeno papagaio neotropical verde com cabeça cinza empoeirada encontrado em habitats arborizados na bacia amazônica ocidental da América do Sul.
Características do periquito-de-cabeça-suja
O periquito-de-cabeça-suja mede de 27 a 28 cm, ele possui a coloração geral verde, com a cabeça cinza colorida de azulado, com margem azul nas asas, ventre de cor verde amarelada e em voo, é muito notória a parte interna das asas enegrecida.
Alimentação
Como muitas espécies de periquito o periquito-de-cabeça-suja, tem predileção por açaí e bacaba, entre outras frutas e sementes.
Reprodução do periquito-de-cabeça-suja
O periquito-de-cabeça-suja nidifica em árvores e palmeiras de áreas pantanosas ou beira-rios, entre junho e agosto.
Hábitat
O periquito-de-cabeça-suja habita em florestas úmidas, semiúmidas, pântanos e florestas pantanosas, até 750 m, a sua população tem aumentado em áreas ocupadas pelo homem.
Comportamento
É social e geralmente é encontrado em pares ou pequenos grupos, pode até conviver com diferentes espécies de periquitos, quando a comida é abundante, pode formar bandos de até 100 membros.
Come frutas, sementes e flores e procura larvas de insetos em madeira podre, como suplemento, ele também come solo rico em minerais, por exemplo, de um lick de argila.
Um par cria seus filhotes juntos e faz ninhos em buracos de pica-pau em árvores ou ninhos de cupins semelhantes a árvores.
Distribuição geográfica
O periquito-de-cabeça-suja pode ser encontrado desde o sudeste da Colômbia, leste do Equador e Perú até o leste da Bolívia e norte do Brasil, principalmente ao sul do rio Amazonas.