Papagaio-da-nova-zelândia ( Nestor notabilis ) é uma espécie de ave psitaciforme da família Strigopidae endêmica da Nova Zelândia .
Habita a zona alpina da Ilha Sul , embora tenha habitado ambas as ilhas no passado. Foi descrito em 1856 por John Gould , não possui subespécies descrita seu gênero ( Nestor ) junto com o kakapo
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do papagaio-da-nova-zelândia
Papagaio-da-nova-zelândia o é um grande papagaio medindo 46 a 50 cm. de comprimento total, com alguns espécimes possivelmente atingindo 55 cm.
Os Papagaio-da-nova-zelândia adultos pesam entre 750 e 1.000 g , com machos com média de 956 g e fêmeas com média de 779 g .
Uma fonte listou o peso médio adulto como 922 g Tem principalmente plumagem verde-oliva com um bico cinza com um bico superior longo, estreito e curvo.
O adulto tem íris marrom-escuras , e a cerejeira , olheiras, e as pernas são cinza. Tem penas laranjas na parte inferior das asas.
As penas nas laterais do rosto são marrom-oliva escuras, as penas nas costas e na garupa são vermelho-alaranjadas e algumas das asas externas são azul-escuras. Tem uma cauda curta, larga e verde-azulada com a ponta preta.
Hastes de penas se projetam na ponta da cauda e a parte inferior das penas internas da cauda tem listras transversais amarelo-laranja.
O macho é cerca de 5% mais longo que a fêmea, e o bico superior do macho é 12–14% mais longo que o da fêmea. Os juvenis geralmente se assemelham aos adultos, mas têm anéis oculares e cera amarelos, um bico inferior amarelo-alaranjado e pernas amarelo-acinzentadas.
Habitat do papagaio-da-nova-zelândia
É endêmica da Ilha do Sul da Nova Zelândia , embora haja registros fósseis dela habitando a Ilha do Norte , e algumas errantes são ocasionalmente encontradas nas Montanhas Tararua .
Vive nas altas montanhas, quer em zonas florestais, quer em prados e cerrados. Muitas vezes desce para as planícies costeiras ocidentais dos Alpes da Nova Zelândia . O papagaio-da-nova-zelândia é uma das poucas espécies de papagaios capazes de viver em regiões alpinas.
Reprodução do papagaio-da-nova-zelândia
A época de reprodução começa em julho e vai até março. Os papagaio-da-nova-zelândia começam a se reproduzir quando têm mais de três anos de idade. O macho costuma ser polígamo .
Eles constroem seus ninhos em buracos no chão, sob troncos e em cavidades entre rochas morenas não funcionais , o que é incomum entre papagaios que tendem a botar ovos em buracos de árvores.
O ninho é feito de galhos, gramíneas, musgos e líquenes, e pode continuar a ser construído por vários anos. Entre julho e janeiro põem 2 a 4 ovos (normalmente 4) que medem 44×33 mm.
A fêmea incuba sozinha por 23-24 dias, período durante o qual o macho se encarrega de alimentá-la. Os jovens são emancipados após 90-100 dias de cuidados parentais.
Alimentação do papagaio-da-nova-zelândia
Os papagaio-da-nova-zelândia se alimenta de sementes , frutas , insetos e até carniça .
Estado de conservação
Atualmente, o papagaio-da-nova-zelândia está listado como uma espécie em extinção , e estima-se que existam entre 1.000 e 15.000 espécimes.
Sendo algumas de suas ameaças o envenenamento por chumbo ao comer material de construção, atropelamento por motoristas em áreas turísticas.
Além do fato de que muitas pessoas ainda atiram neles porque os consideram um incômodo, e predadores, como gatos selvagens , bem como a destruição do habitat onde esse papagaio vive.