Sabiá-norte-americano (Catharus fuscescens) é uma espécie de sabia da família Turdidae, conhecido como veery e sabiazinho-norte-americano.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o sabiá-norte-americano é membro de um grupo de espécies estreitamente relacionadas e semelhantes do gênero Catharus, incluindo também o sabiá-de-bochecha-cinzenta.
Subespécies
O sabiá-norte-americano possui quatro subespécies:
– Catharus fuscescens fuscescens: pode ser encontrado no Leste do Canadá e no Leste dos Estados Unidos da América; no inverno atinge a Amazônia brasileira.
– Catharus fuscescens salicicola: pode ser encontrado no Oeste do Canadá e no Oeste dos Estados Unidos da América, no inverno atinge até o Oeste do Brasil no estado de Mato Grosso;
– Catharus fuscescens fuliginosus: pode ser encontrado no Canadá, do Sudoeste de Newfoundland até Quebec; no inverno atinge a América do Sul.
– Catharus fuscescens subpallidus: pode ser encontrado ocorre nos Estados Unidos da América do estado de Washington até o Oregon, Montana e Colorado.
Características do sabiá-norte-americano
O sabiá-norte-americano é uma ave que mede entre 17 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 25 e 43 gramas, ele possui o lado superior marrom ferrugíneo, garganta e barriga brancas, peito amarelado e, assim como o pescoço, coberto de nódoas pardacentas.
Os adultos são principalmente marrom claro nas partes superiores, as partes inferiores são brancas, o peito é castanho-claro com leves manchas acastanhadas.
Reprodução do sabiá-norte-americano
O sabiá-norte-americano se reproduz no sul do Canadá e norte dos Estados Unidos, esta espécie faz um ninho em forma de taça com folhas mortas, cascas, caules de plantas daninhas e musgo, no solo ou próximo a ele.
Além disso, a fêmea põe 4 ovos e tem uma a duas ninhadas por temporada que vai de maio a julho.
Alimentação
Esta espécie forrageia o solo à procura de insetos, aranhas e caracóis e se alimenta também de frutas e bagas.
Ameaças do sabiá-norte-americano
As ameaças do sabiá-norte-americano incluem parasitismo de ninhos por chapins-de-cabeça-marrom , mudança climática e alteração das florestas de várzea amazônica.
Acredita-se que os veeries estejam em declínio, e os resultados da pesquisa de aves reprodutoras mostram que as populações veery diminuíram na maior parte de sua faixa de 1966 a 2013.
Tem havido preocupações de que o uso de partes de plantas invasoras/estrangeiras pode reduzir a nidificação sucesso, mas efeitos adversos não foram documentados.
Outras ameaças potenciais incluem a perda de habitat florestal, esquilos vermelhos, esquilos terrestres e aves de rapina.
Canto do sabiá-norte-americano
Este pássaro tem um canto alegre, semelhante a uma flauta, que muitas vezes emana de um poleiro baixo e escondido.
A chamada mais comum é um vee-er descendente forte, após o qual o pássaro é nomeado, outras chamadas incluem uma risada, um latido suave e um uau lento.
Habitat
O sabiá-norte-americano pode ser visto no sub-bosque de florestas úmidas e cerradões, no entanto, durante o inverno setentrional, migra para o Brasil, Colômbia, Guianas e Venezuela.
Distribuição geográfica
No Brasil, o sabiá-norte-americano pode ser encontrado no Tocantins, Pará, Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina.