O garrinchão-pai-avô ( Pheugopedius genibarbis ) é uma espécie de ave da família da carriça (Troglodytidae) distribuída no Brasil , Peru e Bolívia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
As penas da cauda marrons opacassão percorridos por oito a dez bandas negras. A linha da bochecha preta também se destaca contra a linha da barba branca.
Características do garrinchão-pai-avô
A garrinchão-pai-avô atinge um comprimento de corpo de cerca de 15,5 cm e pesa cerca de 16,2 a 22,8 g. Ele tem rédeas marrom-acinzentadas e uma faixa de olho preta, que se destaca claramente do anel de olho branco e da faixa de olho branca.
As tampas das orelhas são preto-acinzentadas com listras brancas visíveis. O crânio e a nuca são marrom-acinzentados verde-oliva, o dorso, a garupa e os élitros são castanho-claros.
As primárias e secundárias são marrom-escuro opaco nas palhetas internas ocultas e castanhas nas palhetas externas expostas. As penas da cauda marrons opacassão percorridos por oito a dez bandas negras.
A linha da bochecha preta também se destaca contra a linha da barba branca. A garganta e a parte superior do peito são brancas, a parte inferior do peito é fulva, os flancos e o ventre são castanhos escuros.
Isso muda para um marrom avermelhado nas coberturas infracaudais. Os olhos são castanhos avermelhados, o bico geralmente preto com pequenas variações.
Habitat do garrinchão-pai-avô
O garrinchão-pai-avô prefere as bordas da floresta, incluindo as margens dos rios, especialmente com densas moitas de bambu do gênero Bambusa . Aqui varia do nível do mar à altitude média. Na Bolívia pode ser encontrado até 1500 metros.
Reproduçao do garrinchão-pai-avô
Quatro ninhos de garrinchão-pai-avô com ovos foram descobertos no Parque Nacional de Manú de setembro a outubro. O ninho tinha uma estrutura em forma de cúpula e volumosa em forma de bola com uma entrada lateral.
Uma ninhada consistia em dois ovos. Os ovos são brancos com um número variável de manchas marrom-avermelhadas na superfície. Um ovo tem aproximadamente 20,0 × 14,8 mm de tamanho.
Apenas um dos pais, presumivelmente a fêmea, incubou os ovos. Um pintinho recém-nascido estava completamente nu e pesava 4,25 g.
Alimentação do garrinchão-pai-avô
Não há dados confiáveis sobre a dieta da carriça listrada. Presumivelmente se alimenta exclusivamente de invertebrados.
Canto do garrinchão-pai-avô
A canção do garrinchão-pai-avô é frequentemente cantada em antífona por casais. Consiste em uma série de frases rápidas e divertidas que são repetidas regularmente.
As frases geralmente são seguidas por sons tscho tscho tscho rápidos . Falta-lhe a qualidade gorgolejante das canções da cambaxirra listrada ( Pheugopedius mystacalis ), tornando as canções mais parecidas com as da carriça Coraya ( Pheugopedius coraya ).
Entre seus alaúdes está um som de tchiyr lamentoso , que ele também intercala em suas canções.