Surucuá-de-barriga-amarela ( Trogon viridis ) é uma espécie de ave pertencente ao gênero Trogon que faz parte da família Trogonidae .
É amplamente distribuído pela floresta amazônica com uma população disjunta na costa sudeste do Brasil. Tal como acontece com todos os trogons, esta espécie é sexualmente dimórfica.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O macho tem barriga amarela sem faixa branca no peito, cabeça azul com anel orbital azul claro, bico azul, dorso verde e cauda verde quase branca na parte inferior.
Características do surucuá-de-barriga-amarela
O surucuá-de-barriga-amarela mede 28 cm . Olhos azuis claros em ambos os sexos; o macho tem cabeça e peito azul-violeta, mais intensos na nuca; testa, face e garganta pretas, dorsalmente verde brilhante, coberturas das asas pretas.
Ventralmente amarelo-alaranjado com barbatanas caudais externas brancas, basalmente preto (ou todo branco em uma subespécie ). A cauda aparece principalmente branca abaixo (na verdade por causa das pontas brancas largas das penas pretas).
A fêmea tem cabeça, peito e costas cinza-escuros; coberturas de asas finamente vermiculadas em preto e branco; ventralmente amarelo com cauda preta, exceto por suas três nadadeiras caudais externas com ápice branco e palhetas externas, esta preta dentada.
Habitat do surucuá-de-barriga-amarela
Distribui-se na Bolívia ; Brasil ; Colômbia ; Equador ; Guiana Francesa ; Guiana ; Peru ; Trinidad e Tobago ; Venezuela .
É encontrado nas florestas tropicais úmidas da América do Sul , onde sua distribuição inclui a Amazônia , o Escudo das Guianas , Trinidad e Tobago e a Mata Atlântica no leste do Brasil .
Prefere o estrato médio e dosselde matas úmidas ou secas, tanto em encostas e planícies quanto nas montanhas em matas de galeria , porém não se adapta a pequenas matas mesófilas residuais no sudeste do Brasil.
Reprodução do surucuá-de-barriga-amarela
Nidifica em cavidades, muitas vezes escavadas em ninhos de cupins arbóreos a uma altura entre 1 e 13 m acima do solo. Durante o acasalamento, o macho alimenta a fêmea.
Alimentação do surucuá-de-barriga-amarela
O surucuá-de-barriga-amarela alimenta-se de frutas e grandes invertebrados que captura em vôo ascendente de seu poleiro, quase sempre retornando a ele. Segue bandos mistos, levando lagartos , besouros , lagartas e gafanhotos .
Canto do surucuá-de-barriga-amarela
Seu canto é uma série rápida e constante de 15-20 notas( cau )ou( caup )com um tom mais agudo que o Trogon melanurus . Ambos os sexos emitem um chamado suave, chuc e um anasalado cua cua cuo-cuo-cuo-cuo-cuo, geralmente enquanto levanta e abaixa a cauda.