O galeirão-americano (Fulica americana) é uma ave aquática pertencente á família Rallidae, ele é bastante parecido com o galeirão-comum, distinguindo-se desta espécie pelas infracaudais brancas e pela presença de um pequeno anel preto perto da extremidade do bico.
Além disso, este galeirão apresenta também uma pequena crista avermelhada (semelhante à do galeirão-de-crista), a qual só é visível a pequena distância.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do galeirão-americano
O galeirão americano tem 34–43 cm de comprimento com uma envergadura de 58–71 cm, e os adultos têm um bico branco curto e grosso e escudo frontal branco, geralmente com uma mancha marrom-avermelhada perto da ponta do bico, entre os olhos.
Além disso, os machos e fêmeas parecem iguais, mas as fêmeas são menores, a massa corporal nas mulheres varia de 427 a 628g e nos homens de 576 a 848 g.
Com relação aos juvenis têm coroas marrom-oliva e corpos cinza, tornam-se adultos por volta dos 4 meses de idade.
Reprodução do galeirão-americano
A estação de acasalamento do galeirão ocorre em maio e junho, os casais de galeirão são monogâmicos por toda a vida, desde que tenham um território adequado.
O galeirão americano normalmente tem longas temporadas de namoro, esta temporada de namoro é caracterizada por bicos, reverências e mordidelas, os machos geralmente iniciam o acerto de contas, ou seja, o toque de contas entre os indivíduos.
À medida que o vínculo do par se torna mais evidente, tanto machos quanto fêmeas começam a se estabelecer apenas um com o outro e não com outros machos ou fêmeas.
Alimentação
O galeirão americano é uma ave que pode mergulhar em busca de comida, mas também pode forragear e vasculhar em terra, e a sua principal fonte de alimento é a vegetação aquática, especialmente as algas.
Além disso, esta espécie também é onívoros, e come artrópodes, peixes e outros animais aquáticos.
Habitat
Esta espécie habita perto de lagos e lagoas com anéis de junco, pântanos abertos e rios lentos, eles preferem ambientes de água doce, mas podem viver temporariamente em ambientes de água salgada durante os meses de inverno
Fotos do galeirão-americano
Canto do galeirão-americano
O galeirão americano tem uma variedade de chamados e sons repetidos, os machos e fêmeas fazem diferentes tipos de chamadas para situações semelhantes.
As chamadas de alarme masculinas são puhlk, enquanto as chamadas de alarme femininas são poonk. Além disso, homens estressados fazem puhk-cowah ou pow-ur enquanto as mulheres gritam cooah.
Distribuição geografica
O galeirão americano é uma espécie que distribui-se pelo continente americano (América do Norte, Central e do Sul) e também pelos arquipélagos do Havai e das Antilhas, sendo de ocorrência muito rara na Europa.
Também pelo continente americano (América do Norte, Central e do Sul) e também pelos arquipélagos do Havai e das Antilhas, sendo de ocorrência muito rara na Europa.