Conheça quais são os tipos de narceja mais conhecidos, isso porque há uma variedades de narceja que pertencem á família dos escolopacídeos e a ordem dos Charadriiformes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de narceja e como diferenciar cada espécie.
Além disso, as narcejas são aves que medem cerca de 30 cm de comprimento, possuindo bico longo e reto, dorso escuro com faixas amareladas.
Que podem ser encontrados em toda a América do Sul, no período reprodutivo, emite fortes sons, provenientes de vibrações das penas externas da cauda.
Tipos de narceja
Narcejão
O narcejão (Gallinago undulata) também conhecido como galinhola, rola-pau, água-só, codorna-do-brejo, saia-dela e narceja-caminhão por causa do som que emite.
O narcejão é encontrado em áreas de cerrado e campos alagados, onde usualmente só levanta voo à curta distância do observador, mostrando as asas arredondadas e pernas que se projetam para além da cauda, às vezes balançando.
Além disso, o bico é muito longo e com a base larga, ele possui a cabeça amarelo-palha com duas grandes listras negras e o peito e a barriga são pálidos e bem listrados, contrastando com as linhas castanhas e negras nas costas.
Narceja-de-bico-torto
A narceja-de-bico-torto (Nycticryphes semicollaris) é um tipo de narceja conhecido como bico-miúdo, esta é uma ave distinta e bonita, mas raramente visto em pântanos de água doce ou salobra, especialmente em águas rasas e gramíneas curtas também encontrado em bordas de lagos com juncos e grama mais altos.
A narceja-de-bico-torto mede de 19 a 23 cm e pesa de 65 a 86 g, ambos os sexos têm cabeça e pescoço marrom-avermelhado escuro, partes superiores e asas marrom-acinzentado escuras e pretas, as partes posteriores manchadas de branco, e partes inferiores largamente brancas, olhos com manchas pálidas, e uma coroa listada.
Com relação as fêmeas podem tender a ser maiores e um pouco mais claras, e os jovens se assemelham muito aos adultos.
Narcejao o galinhola
A narcejao o galinhola (Gallinago andina) é uma ave da tribo Scolopancinai e subfamília Scolopacinae pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Chile e Peru.
Este tipo de narceja tem 22,5 a 25 cm de comprimento e pesa 65 a 105 g e os sexos são iguais, as suas partes superiores têm um padrão complexo de esbranquiçado suave, amarelo-claro, ruivo, preto e marrom.
A narcejao o galinhola tem rosto é branco tem uma faixa marrom ousada no olho, as bordas brancas de suas asas aparecem durante o vôo, seu peito e flancos são amarelos com marcas pretas e o resto de suas partes inferiores brancas.
Narceja-andina
Este tipo de narceja tem a barriga branca com listras marrons, o bico cor de chifre é longo, reto e bastante robusto, as pernas e os pés são verde-amarelas, os sexos são semelhantes e os juvenis diferem apenas por terem franjas pálidas nos élitros.
Narceja-imperial
A narceja-imperial (Gallinago imperialis) é uma pequena ave da família Scolopacidae, e durante um século foi conhecido apenas por dois espécimes coletados perto de Bogotá, na Colômbia e foi considerado extinto, mas foi redescoberto no Peru em 1967 e no Equador em 1988.
Este tipo de narceja é semelhante em constituição à narceja andina, mas é mais pálida na garganta e nas asas inferiores, e tem uma barriga inferior menos contrastada.
A alimentação da narceja-imperial é desconhecida, mas outras espécies de narcejas se alimentam de insetos e vermes sondando com suas longas contas.
Narceja-nobre
A narceja-nobre (Gallinago nobilis) é uma ave totalmente sedentário que geralmente é visto sozinho em pântanos e muitas vezes apenas quando liberado.
Além disso, a narceja-nobre produz nos Andes da Colômbia, Equador , Peru e Venezuela acima ou logo abaixo da linha das árvores.
Este tipo de narceja tem aparência típica encontrada em altas altitudes nos Andes, desde o extremo oeste da Venezuela até o norte do Peru.
Narceja-grande
A narceja-grande ( Gallinago hardwickii) habita na Ásia inclui pântanos alpinos, pastagens, pastagens irregulares, plantações de árvores jovens e áreas cultivadas.
A narceja-grande tem 29–33 cm de comprimento e pesa de 150–230 g, esta espécie possui a plumagem preta, marrom, amarelada e branca com padrão criptográfico, mas não é facilmente distinguida da narceja de Swinhoe e da narceja de rabo de alfinete no campo, embora seja um pouco maior.
Este tipo de narceja é considerado uma espécie quase ameaçada, e na Austrália, anteriormente era caçado como um pássaro selvagem, mas agora está totalmente protegido, ele está listado como raro na Lei de Parques Nacionais e Vida Selvagem da Austrália do Sul de 1972.