Andorinha das rochas africana ( Ptyonoprogne fuligula ) é uma espécie de passeriforme da família dos Hirundinidae.
nativa da África subsaariana . Geralmente é encontrado em áreas montanhosas, embora também seja encontrado em altitudes mais baixas, especialmente em áreas rochosas e próximas a cidades.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ao contrário da maioria dos membros desta família, geralmente é encontrado longe da água. Mede de 12 a 15 cm de comprimento e tem plumagem principalmente marrom.
Características da andorinha das rochas africana
A andorinha das rochas africana tem 12–15 cm de tamanho, com partes superiores marrons terrosas e uma cauda curta e quadrada com pequenas manchas brancas perto das pontas da maioria, exceto do centro e das penas externas.
A cabeça, o pescoço, o peito e a área sob as asas são castanhos, enquanto o resto das partes inferiores são de cor semelhante às partes superiores.
Os olhos são castanhos, o bico é pequeno e quase todo preto, e as pernas são de um tom marrom-rosado. Ambos os sexos são semelhantes na aparência, mas os espécimes mais jovens têm bordas mais pálidas nas penas de vôo e nas partes superiores.
A muda de plumagem pode ocorrer em qualquer mês ; uma minoria passa por ele durante o período de nidificação, de julho a setembro. O peso médio de é de 22,4 g .
Habitat da andorinha das rochas africana
O andorinha das rochas africana habita o norte da África, principalmente nos países da Nigéria , Chade e Etiópia . O habitat onde normalmente ocorre o acasalamento é o terreno com colinas ou montanhas onde existem falésias, desfiladeiros e cavernas a uma altitude de 3700 msnm .
Embora este plano também possa ser visto em planícies, especialmente se aí houver rochas ou edifícios , uma vez que ele utiliza-os como substitutos de falésias naturais. Geralmente é encontrado longe da água. A espécie geralmente nidifica em altitudes mais baixas do que o martim-escuro.
O andorinha das rochas africana nidifica em ambientes adequados em toda a África e Oriente Médio, até o Afeganistão e o Paquistão. Costuma habitar o mesmo local por muito tempo, embora ocasionalmente migre para locais próximos e para as planícies, após a época de reprodução.
Por outro lado, fazem viagens de curta distância. Populações desta espécie foram registradas como errantes no Kuwait e no Gabão , e seu status é desconhecido no Congo .
Reprodução da andorinha das rochas africana
Os pares de andorinha das rochas africana geralmente nidificam sozinhos, embora se houver poucos espaços adequados para isso, eles formarão pequenas colônias. Isso é mais comum ao sul do Saara , onde colônias de quarenta pares foram registradas.
O ninho pode ser feito em superfície vertical, em fenda ou em estrutura artificial e é reaproveitado para os próximos filhotes nos anos seguintes.
A ninhada geralmente consiste em dois ou três ovos esbranquiçados com manchas sépia ou marrom-acinzentadas, principalmente a parte mais larga. O tamanho médio do ovo varia de 20,8 × 14,1 mm com peso de 2,17 g na África do Sul a 19,3 × 12,9 mm com peso de 1,7 g na Ásia.
Ambos os adultos incubam entre dezesseis e dezenove dias antes da eclosão, alimentando os filhotes cerca de dez vezes por hora até que se tornem filhotes. Dias depois, eles já podem voar.
Em geral, os filhotes levam entre vinte e dois e vinte e quatro dias para deixar o ninho, ou vinte e cinco a trinta dias, embora esses últimos números também incluam o retorno do filhote ao ninho para se alimentar.
Alimentação da andorinha das rochas africana
A andorinha das rochas africana alimenta-se principalmente de insetos como mosquitos , moscas , himenópteros , formigas e besouros .
Canto da andorinha das rochas africana
A voz raramente ouvida é descrita como um chilrear melódico suave, “trrt” suave e seco semelhante a farinha ou sand martin, também “pavio” nasal semelhante a uma andorinha de celeiro e como chamadas curtas e monótonas que terminam em um “churrrr” retumbante.