Saci (Tapera naevia) é uma espécie de ave cuculiforme pertencente à família cuculidae e único membro do gênero Tapera .
é encontrado em campos abertos com árvores ou arbustos e nas bordas de manguezais . Está entre os poucos cucos parasitas da ninhada das Américas (apenas outros são Dromococcyx ), e os hospedeiros típicos são espinhelas .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Muitas vezes também carriças e outras espécies com ninhos abobadados. A fêmea do cuco põe um, às vezes dois ovos brancos ou azulados no grande ninho de galhos do hospedeiro.
Características do saci
O saci atinge um comprimento corporal de 26 a 29 cm. Não há dimorfismo sexual .
As aves adultas são predominantemente marrons na parte superior com listras bege e pretas. A cabeça apresenta uma crista enegrecida entremeada por penas castanho-avermelhadas.
O olho é cercado por um anel de pele amarelo sem penas. A íris é de cor marrom a esverdeada, o bico é marrom com base marrom-alaranjada.
A faixa dos olhos é branca, a fina faixa da barba é preta. A parte inferior é predominantemente esbranquiçada com uma faixa preta distinta nas laterais da garganta e no peito.
A barriga é branca. A asa do polegar alargada se projeta visivelmente da asa dobrada . Pernas e pés são de cor marrom-acinzentada.
Aves em plumagem juvenil são avermelhadas em geral. O capô é preto com marcações bege. Há também manchas bege no dorso e nas coberturas das asas superiores. A parte inferior é de cor bege e tem finas listras pretas. Existem finas manchas escuras no ventre branco.
Habitat do saci
O saci é encontrado em espaços abertos com árvores ou arbustos, nas bordas de matas. Esta espécie reproduz parasitas de outras espécies, com ninhos abobadados.
Reprodução do saci
A fêmea do saci põe um, às vezes dois ovos brancos ou azulados no ninho da espécie que seleciona. Os ovos eclodem em 15 dias.
Os filhotes das espécies parasitadas são eliminados pelos filhotes de cuco para que os pais adotivos apenas os alimentem.
Os ovos são postos quando não conseguem acessar o ninho devido ao tamanho, são feitos fazendo um buraco no teto do ninho.
Alimentação do saci
O saci alimenta-se principalmente de grandes insetos, muitas vezes caçados no chão.
Canto do saci
Normalmente tem um chamado assobiado de duas ou três notas, creeespin-creeeespin, podendo atraí-lo se repetir seu canto.