Início » Aves » Tiê-caburé: características, reprodução, alimentação, canto e habitat

Tiê-caburé: características, reprodução, alimentação, canto e habitat

tie-cabure

Tiê-caburé (Compsothraupis loricata) é uma ave passeriforme da família thraupidae, também conhecido como azulão, boiadeiro, carretão, espanta-vaqueiro, guaxe, papa-enxu, tejo, tiê-de-peito-vermelho, xexéu (sul do Ceará) e vaqueiro.

tie-cabure
tie-cabure

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Além disso, os machos desta espécie são preto-azulado e possuem a garganta vermelha que é ausente nas fêmeas.

O tiê-caburé é uma ave habitante da caatinga, matas de galeria e matas ralas, geralmente próximas d’água, onde podem ser vistos aos pares ou pequenos grupos.

Características do tiê-caburé

características do tie-cabure
características do tie-cabure

tiê-caburé é de cor preto-azulada, mas os machos, mais especificamente, têm uma placa escarlate no meio do pescoço e no papo.

Reprodução do tiê-caburé

Na época de reprodução, as penas do dorso dos machos são exibidas com uma base branca, o ninho fica bem escondido e geralmente colocado no fundo da vegetação ou em uma velha toca de pica-pau.

Alimentação

alimentacao do tie-cabure
alimentacao do tie-cabure

tiê-caburé se alimenta de pequenos insetos e principalmente abelhas, ficando à espera perto de colmeias.

Habitat

Vive em grupos de cerca de 10 indivíduos e fica no chão em busca de alimento; se ele vê perigo, ele foge, é frequentemente encontrado perto da água e principalmente em altitudes de 200-1000 m, tem o hábito de se empoleirar nos galhos das copas das árvores.

Canto do tiê-caburé

O canto do tiê-caburé é um estridente e emite um som de chirt, repetido por longos períodos, é melhor distinguido dos pássaros-pretos pelo formato do seu bico curvado.

Fotos do tiê-caburé

 tie-cabure
tie-cabure
 tie-cabure
tie-cabure
 tie-cabure
tie-cabure
 tie-cabure
tie-cabure

Distribuição geográfica

É endêmica da região nordeste do Brasil e quase totalmente restrita à região dominada pela Caatinga, embora seja menos comum nas regiões central, norte e nordeste do estado de Minas Gerais.

Seu avistamento na comunidade do Rio Piracicaba/MG sugere que esta espécie está se beneficiando do desmatamento da Mata Atlântica e está expandindo sua distribuição.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.