O trombeteiro (Cercibis oxycerca) é uma ave da família Threskiornithidae, também conhecido como tarã e tarão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie de ave é nativa da região da Venezuela, Guiana, Colômbia e Brasil e chega a medir 70 cm de comprimento, com plumagem negro-esverdeada, região perioftálmica, bico e pernas vermelhos.
O trombeteiro ocorre em brejos abertos e cerrado sazonalmente alagados, geralmente aos pares ou pequenos grupos, cavoucando na lama, águas rasas e solo macio à procura de invertebrados e peixes.
Características do trombeteiro
O trombeteiro é uma ave de médio porte chega a medir 70 cm de comprimento, com plumagem negro-esverdeada, região perioftálmica, bico e pernas vermelhos.
Cauda da ave é relativamente longa dá impressão do corpo ser longo, sendo aprimorado pelas pernas curtas, a pele vermelha na garanta e anel ao redor dos olhos.
Além disso, o trombeteiro também apresenta uma garganta laranja, as partes vermelhas são nuas e contrastam com o negro da plumagem.
Alimentação
O trombeteiro se alimenta de crustáceo pequeno, invertebrados e peixes.
Habitat
Esta espécie habita em áreas descampadas, campos úmidos ou inundados, pastos e brejos na Região Norte do Brasil.
Já na Amazônia, ele vive solitário ou em grupos de 2 a 4 indivíduos vivendo em campinarias e campos naturais com árvores esparsas e em beira de rios.
Canto do trombeteiro
O canto do trombeteiro é ouvido a longa distância é parecido com uma buzina, frequentemente emitido em dueto, com uma ave mais aguda do que a outra, o efeito em geral é parecido com o rincho de jumento.
Fotos do trombeteiro
Distribuição geografica
O trombeteiro pode ser encontrado na Venezuela, Guiana, Colômbia, Suriname e Brasil (estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima).