Ao todo existem apenas três espécies de curicaca essas aves ocorrem desde a Colômbia até a região da Terra do Fogo, bem como parte do Brasil.
As curicacas possuem um bico longo e curvo, pescoço esbranquiçado ou alaranjado, peito alaranjado, dorso cinza-esverdeado e partes inferiores negras, além das pernas avermelhadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de curicaca
As espécies de curicaca são bastantes procuradas por ecoturistas, seja por serem aves de aparência única, seja por serem muito sociáveis, elas tem costumes muito familiares e consegue inclusive conviver com seres humanos muito bem.
Espécies de curicaca
Curicaca-de-colar
A curicaca-de-colar (Theristicus melanopis) é uma espécie de ave conhecido como íbis de cara negra, esta espécie de curicaca pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Brasil e Peru, e os seus habitats naturais são campos de gramíneas de clima temperado e pastagens.
A curicaca-de-colar possui o comprimento total de aproximadamente 75 centímetros, a cabeça, o pescoço e a parte inferior do peito são afiados, a coroa e a nuca são canela, as partes superiores e a faixa do peito (muitas vezes incompletas) são cinzas, a barriga e as penas de voo são pretas e as cobertas das asas são esbranquiçadas (embora não contrastem fortemente com as partes superiores cinza).
Com relação, ao bico, a garganta e a pele nua ao redor dos olhos são enegrecidos e as pernas vermelhas, a curicaca-de-colar semelhante é quase inteiramente restrito a regiões quentes, possui grandes manchas brancas contrastantes nas asas, um tórax cinza escuro (não amarelo) e sua acácia na garganta é menor do que no íbis de rosto preto.
Curicaca-real
A curicaca-real (Theristicus caerulescens) é uma ave também conhecida como maçarico-real e curicaca-cinza.
Além disso, a curicaca-real é uma espécie que pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
A curicaca-real é uma ave que mede entre 71 e 76 centímetros de comprimento, o adulto tem a plumagem com coloração predominantemente cinza chumbo.
Com relação as penas de voo e a cauda são cinza escuro, quase pretas, o peito e ventre são cinza porém ligeiramente mais pálidos do que o manto e asas.
O manto e as asas são de cor cinza e possuem manchas de cinza claro e também de cores bege, a cabeça cinza tem uma mancha branca na parte da frente da testa e uma espessa crista de penas cinzas alongadas na parte de trás, atingindo a nuca e geralmente mantida baixa.
As tradições e o queixo são cinza, o bico é preto, longo e curvado para baixo, os olhos são vermelho-alaranjados, as longas pernas e pés são rosa e ambos os sexos são semelhantes.
Curicaca
A curicaca ou curicaca-comum (Theristicus caudatus) é uma espécie de curicaca que voa pelos céus e anda pelos campos de grande parte do Brasil e da América do Sul exibindo uma coloração clara e asas largas.
Esta ave mede 69 cm de comprimento e 43 cm de altura, a curicaca possui a coloração clara e asas largas, durante o vôo esta ave exibe grande mancha branca sobre o lado superior da asa, e o lado inferior é inteiramente negro, por outro lado o seu nico é longo, curvo, preto na base e verde na ponta.