Patativa-tropeira ( Sporophila beltoni ) é uma espécie de ave da família das sanhaças . É endêmica do Brasil .
Anteriormente agrupado com o comedor-de-semente ( S. plumbea ), foi descrito como uma nova espécie em 2013.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Característica do patativa-tropeira
O macho adulto distingue-se do papa-sementes plumbeous por seu tamanho maior e plumagem cinza azulada (em vez de plumbeous).
E este e de outros comedores de sementes Sporophila por ter um bico amarelo brilhante robusto com um cúlmen arqueado e por vocalizações que incluem notas de chamadas.
Habitat do patativa-tropeira
Os comedores-de-sementeira-tropeiros se reproduzem em campos arbustivos de altitude associados às florestas de araucárias do sul do Brasil.
Eles migram para o norte para passar o inverno austral – a estação não reprodutiva – nas savanas do Cerrado do Brasil central.
A cordilheira contém uma estreita zona de contato entre o Tropeiro e os comedores-de-sementeira, onde as aves são segregadas por habitat que contém pouco fluxo gênico significativo.
Estado de conservação
A muda de mulateiro foi classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) porque sua pequena população, estimada em 9.000 indivíduos maduros, está em declínio como resultado da perda contínua de habitat reprodutivo e da captura para fins comerciais. pássaros de gaiola.
Fotos do patativa-tropeira