Abibe-d’asa-negra ( Vanellus melanopterus ) é uma especie de ave da família Charadriidae que pertence ao gênero Vanellus .
é uma espécie do leste africano encontrada desde as terras altas da Etiópia , no norte até o centro do Quênia (raça V. m. melanopterus ), e novamente em elevações intermediárias e costeiras em leste da África do Sul (raça V. m. menor ).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É um especialista em habitat de grama curta em pastagens temperadas bem irrigadas. Eles podem se deslocar localmente para encontrar situações ideais, geralmente à noite. Em seus bandos voadores fortemente agrupados, eles se assemelham a tarambolas .
Características do abibe-d’asa-negra
Uma faixa preta no peito separa a cabeça e o pescoço cinza do quero-quero da parte inferior branca. As coberturas das asas são marrons.
Ele tem uma mancha branca variável, mas proeminente, na testa, semelhante ao seu parente próximo, o quero-quero do Senegal , mas em contraste mostra uma proeminente barra branca nas asas em vôo, cercada por remiges pretos.
As duas espécies também são separadas por suas respectivas preferências de habitat, o abibe do Senegal preferindo locais mais baixos e mais secos.
Habitat do abibe-d’asa-negra
O abibe-d’asa-negra se comporta um pouco como o quero-quero de tamanho semelhante, mas de ocorrência mais geral , e as duas espécies às vezes ocorrem em bandos mistos.
A cor das pernas fica mais clara durante a estação reprodutiva da primavera, quando as aves às vezes se movem para altitudes mais altas. Os machos mostram agressão mútua neste momento e estabelecem territórios chamando e exibindo vôos que podem incluir batidas de asas exageradas.
Uma fêmea receptiva seguirá o macho em vôo e a cópula pode ocorrer logo depois. O topo de uma encosta em pastagens queimadas é um local favorito para nidificação.
Os ovos são bastante grandes e de cor escura. A incubação começa quando a ninhada de geralmente 3 está completa. Os adultos se revezam em turnos de cerca de 90 minutos.
O revestimento isolante do ninho é adicionado periodicamente ao ninho bem forrado até que os ovos estejam meio enterrados. Os filhotes eclodem em pouco menos de um mês e precisam de mais um mês para se tornarem autossuficientes.
Reprodução do abibe-d’asa-negra
A época de reprodução do abibe-d’asa-negra é entre março e julho na Etiópia, entre julho e outubro na África do Sul, caso contrário, pulando os meses mais chuvosos, dependendo da estação chuvosa. A espécie é monogâmica e sedentária.
Ele choca em grama muito curta ou solo nu, o ninho é uma depressão rasa, a ninhada consiste de 1 a 4 ovos marrom-oliva claros com marcas marrom-escuras. Ambas as aves progenitoras incubam durante 27 a 28 dias.
Alimentação do abibe-d’asa-negra
A dieta consiste em moluscos , vermes e insetos , cupins , às vezes também pequenos peixes.
Canto do abibe-d’asa-negra
A chamada é descrita como um assobio estridente “ti-tiree” ou “ki-ki-ki-ki-krrrrrrri”.