O falcão-de-buckley (Micrastur buckleyi) é uma ave falconiforme da família Falconidae, também é conhecido como falcão-de-nuca-branca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie se trata de um dos falcões florestais mais desconhecidos dos neotrópicos, geralmente detectados por vocalizações em respostas à reprodução.
A distribuição da falcão-de-buckley é restrita e endêmica da floresta amazônica, é encontrada apenas no Estado do Acre e extremo sudoeste do Amazonas, além do Equador e Peru.
Características do falcão-de-buckley
O falcão-de-buckley mede entre 41 e 48 centímetros, ele é a réplica menor do falcão-relógio, o adulto apresenta o dorso preto com partes inferiores branco-creme, cabeça e colar nucal preto, com uma faixa da mesma cor estreita que se estende até abaixo dos olhos, a íris escura e cauda com quatro faixas brancas.
Reprodução do falcão-de-buckley
O falcão-de-buckley nidifica em oco de árvore em uma altura de 27 metros aproximadamente, ele põe dois ovos marrom-avermelhados em novembro e incubados pela fêmea enquanto o macho faz a guarda e a garantia da alimentação.
Alimentação
A alimentação é pouco desconhecida, porém ele pode atacar pequenos vertebrados, como roedores, lagartos e pássaros, bem como insetos.
Habitat
O falcão-de-buckley habita em matas de terra firme, matas de várzea e matas ralas em ilhas fluviais, com predominância de imbaúbas e também, matas secundárias altas.
Canto do falcão-de-buckley
O canto do falcão-de-buckley é alto e emite um som de kawah, koh, porém às vezes seguido de baixos sons de koh, esta é uma ave que geralmente fica no interior de florestas sendo infrequentemente visto.
Distribuição geográfica
O falcão-de-buckley pode ser encontrado no alto Rio Juruá, no estado do Acre e também nos estados do Amazonas e do Pará.