Garrinchão-de-bico-grande( Cantorchilus longirostris ) é uma espécie de ave da família da Troglodytidae endêmica do Brasil.
O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN . Acredita-se que a carriça de bico longo seja um pássaro residente .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do garrinchão-de-bico-grande
A garrinchão-de-bico-grande atinge um comprimento corporal de cerca de 19,0 a 21,5 cm com um peso de 20,0 a 21,0 g. Ele tem rédeas acinzentadas , uma faixa ocular branca suja e uma faixa ocular castanho médio escuro.
As tampas das orelhas e a área sob os olhos são manchadas de branco sujo e cinza escuro. O topo da cabeça e a nuca são castanhos muito escuros, cor que se torna avermelhada no dorso posterior, onde também é listrado indistintamente mais escuro.
A alcatra é marrom avermelhada. As primárias , secundárias e parapeitos são de um marrom avermelhado profundo com estreitas listras pretas. As penas da cauda marrom avermelhadassão atravessadas por faixas mais escuras e largas que se alargam em direção ao final.
O queixo é branco sujo com uma estreita barra preta de barba , a garganta é amarelada a esbranquiçada. O peito é castanho-amarelado avermelhado, o ventre é castanho-amarelado forte.
Os olhos são castanhos a castanhos avermelhados, o bico é cinzento-azulado, sendo o bico superior ligeiramente mais escuro ou preto. As pernas são cinza fosco.
Ambos os sexos são semelhantes. Os juvenis podem ser distinguidos das aves adultas por marcações faciais e bigodes menos claramente definidos, olhos cinzentos e bicos mais curtos.
Difere da carriça-de-orelha-branca muito semelhante ( Cantorchilus leucotis ) em seu bico mais longo e parte inferior ligeiramente mais vermelha.
Habitat do garrinchão-de-bico-grande
A garrinchão-de-bico-grande prefere florestas secundárias , clareiras de matagal e bordas de floresta, paisagens de caatinga ricas em árvores e manguezais .
Localmente é abundante em grandes restingas densas caracterizadas por vegetação litorânea de areia branca. Parece ter menos afinidade com a água do que a carriça-de-orelha-branca. Ele se move em altitudes desde o nível do mar até 900 metros.
Reprodução do garrinchão-de-bico-grande
Juvenis de garrinchão-de-bico-grande foram observados de fevereiro até o final de março. Testículos aumentados foram observados em um macho adulto em setembro, sugerindo que a reprodução coincide com a estação chuvosa local.
O ninho coberto tem uma entrada lateral inclinada para baixo. Ele também constrói ninhos de dormir mais simples.
Alimentação do garrinchão-de-bico-grande
Não há dados sobre a dieta da carriça de bico longo. Quando se trata de procurar comida, parece viajar em pares ou sozinho. Procura o seu alimento na vegetação até cinco metros acima do solo, mas principalmente abaixo dos dois metros.
Canto da garrinchão-de-bico-grande
O canto da garrinchão-de-bico-grande é alto e variado e é tocado por ambos os sexos. As frases dos homens e das mulheres diferem um pouco, o que se sobrepõe no dueto.
Os sons soam como tschoop-chip-chip , chi-wah-lii ou similares. Seu repertório também inclui uma música individual mais tranquila para ambos os sexos, que não é cantada de forma síncrona.
A música pode mudar ao longo do dia. Portanto, a população local acredita que isso se deve às mudanças climáticas.