O gavião-azul (Buteogallus schistaceus) é uam espécie de ave de rapina da familia Accipitridae, conhecido também como gavião-pomba-azul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta é uma espécie que ocorre da Venezuela à Bolívia e norte do Brasil, em beira de rios e lagos, ele chega a medir 46 cm de comprimento, com plumagem cinza-ardósia, cera e pernas alaranjadas e cauda com uma faixa branca.
O gavião-azul é endêmico da floresta amazônica, encontrado em manguezais, pântanos, lagoas e matas de galeria, ele passa boa parte do dia empoleirado, gosta de caçar pequenas serpentes, anfíbios, pequenas aves e caranguejos.
Características do gavião-azul
O gavião-azul é uma ave que mede entre 39 e 46 centímetros de comprimento, ele
apresenta bela coloração cinza chumbo escuro, cabeça e as asas enegrecidas; cauda preta, estreita com banda subterminal branca.
Ele tem uma larga faixa branca no meio de sua cauda, sua cera é alaranjada, assim como a pele nua que forma um anel periocular (ao redor dos olhos) e a comissura labial.
Bico preto com base alaranjada, curvo e característico de aves Accipitriformes, e as suas pernas e pés são de cor laranja, a íris é amarela.
O juvenil é semelhante ao indivíduo adulto, mas tem uma fina faixa branca no peito e os élitros inferiores são listrados de branco e a cauda tem uma segunda faixa branca mais estreita e incompleta.
Reprodução do gavião-azul
Os hábitos reprodutivos da espécie é desconhecida.
Alimentação
O gavião-azul ataca cobras aquáticas e arborícolas, sapos e caranguejos à beira de águas rasas de manguezais, Possivelmente também ataca bandos de macacos-de-cheiro e arenas do galo-da-serra nas florestas.
Habitat
O gavião-azul habita em florestas tropicais próximas à água, é encontrado em matas de várzea, matas de galeria, rios e riachos florestados, lagoas e em manguezais de mangue-branco.
Comportamento
Esta é uma ave solitário, que habita várzeas, matas de galeria, rios e riachos florestados, lagoas e manguezais de mangue-branco.
Distribuição geográfica
O gavião-azul está presente em grande parte da Amazônia brasileira, com exceção da parte leste e sul da região, e também ocorre na Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.