O gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis) é uma ave da família Accipitridae. Conhecido também como caramujeiro e gavião-de-aruá.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é encontrado em locais pantanosos da América tropical e temperada, a espécie mede cerca de 41 cm de comprimento.
Ao contrário da maioria dos falcões, é um falcão gregário que pode se reunir em grandes bandos para se deslocar entre áreas de alimentação e ninhos em colônias.
Subespécies
O gavião-caramujeiro possui três subespécies:
– Rostrhamus sociabilis sociabilis: encontrado na Honduras e Nicarágua até o Brasil e no nordeste da Argentina;
– Rostrhamus sociabilis plumbeus: encontrado nos pântanos de água doce da Flórida, Cuba e na Ilha dos Pinus;
– Rostrhamus sociabilis major: encontrado do leste do México até a região de Petén no norte da Guatemala.
Características do gavião-caramujeiro
O gavião-caramujeiro mede entre 39 e 48 centímetros de comprimento, a plumagem do macho é quase uniformemente cinza azulado escuro.
Além disso, o seu uropígio e as penas da base da cauda são brancos, a cauda é quadrada e apresenta a ponta esbranquiçada precedida de um banda larga de coloração quase preta.
Por outro lado, as pernas são de cor laranja, com longas garras pretas, seu bico é esbelto, fino e preto, com forte curvatura característica na mandíbula superior
Com relação a plumagem da fêmea é marrom escura, com forte estriado por toda a parte ventral, inclusive sob as asas e a garganta e o peito são levemente mais claros que o ventre, a sua cabeça é ocre com listras escuras.
Já a plumagem dos jovens é parecida com a dos adultos do sexo feminino, mas apresenta o peito mais claro e tem a cera mais larga e clara, além de olhos castanhos.
Reprodução do gavião-caramujeiro
Os seus ninhos, feitos em colónias, encontram-se em plataformas frágeis, entre 1 e 4 m de altura, em arbustos ou árvores acima da água, a fêmea põe 2 ou 3 ovos brancos com pintas marrons.
Alimentação
O gavião-caramujeiro se alimenta de grandes caramujos aquáticos chamados aruás, ele utiliza o bico curvo para retirar as partes moles dos caramujos, deixando cair a casca vazia.
A espécie captura os aruás executando um voo rasante sobre os pântanos, pegando-os no chão ou na água com apenas um dos pés e empoleirando-se para comer e Ocasionalmente, em algumas regiões, como no Pantanal de Mato Grosso e na Venezuela, alimenta-se também de pequenos caranguejos.
Habitat
O gavião-caramujeiro é encontrada em banhados, rios, açudes e lagos.
Fotos do gavião-caramujeiro
Distribuição geográfica
O gavião-caramujeiro é encontrada em todas as regiões brasileiras onde haja pantanais e alagados, nos quais é localmente comum, é encontrado também dos Estados Unidos (Flórida) e México até a Argentina e Uruguai.