O balanço-rabo-canela ( Glaucis dohrnii) é uma ave da família Trochilidae, é um raro beija-flor da Mata Atlântica, também chamado de beija-flor-canela.
Além disso, o balança-rabo-canela foi por um tempo colocado no gênero Ramphodon, mas as características morfológicas o colocam firmemente em Glaucis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é considerada ameaçada devido ao desmatamento maciço em toda a sua extensão, o que a reduziu a algumas subpopulações fragmentadas que provavelmente diminuirão devido à perda contínua de habitat.
Características do balança-rabo-canela
O balanço-rabo-canela é uma ave que mede 12 cm, a fêmea é um pouco maior que o macho, e as partes superiores bronzíneo-esverdeadas, partes inferiores canela, faixa superciliar e malar brancas, área pós-ocular negra, bico quase reto e com mandíbula esbranquiçada.
Além disso, todas as retrizes bronze-metálico uniforme tendo as laterais a ponta branca.
Reprodução do balanço-rabo-canela
A época da reprodução do balanço-rabo-canela vai de setembro a fevereiro, o macho e fêmea só se aproximam no período de acasalamento, depois são independentes e brigam para defender seu território.
O ninho é construído pela fêmea, e tem formato alongado, terminando num apêndice caudal que dá equilíbrio ao ninho.
É formado por raízes e fibras finas, resultando em um tecido reticulado através do qual os ovos são visíveis, alguns restos de líquen e plantas estão presos às paredes externas.
A fêmea costuma botar 2 ovos oblongos e brancos com período de incubação de 15 dias e após o nascimento dos filhotes cabe a ela alimentar a prole, os filhotes ficam no ninho por cerca de 27 dias.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de açúcar retirado do néctar das flores e também de pequenos artrópodes.
Habitat
Habita na matas primárias de feições amazônicas e bordas das matas secundárias adjacentes, hoje residuais, do norte do Espírito Santo e sul da Bahia.
Canto do balança-rabo-canela
O canto do balança-rabo-canela é descrito como semelhante ao do balança-rabo-de-bico-torto, um rápido seep-seep-seep, uma série descendente… de notas seee.
Distribuição geográfica
O balança-rabo-canela é endêmico da Mata Atlântica residual do norte do Espírito Santo e sul da Bahia.
Fotos do balança-rabo-canela
Status de conservação
Criticamente ameaçadas pela destruição de seu habitat, as florestas que lhe servem de lar estão sendo destruídas em ritmo acelerado para criação de gado, produção de alimentos, instalação de indústrias e crescimento de cidades.