Gavião-vaqueiro ( Leucopternis kuhli ) é uma espécie de ave de rapina dos falcões verdadeiros, da família Accipitridae .
Encontra-se na Bolívia , Brasil e Peru .O falcão-de-sobrancelha-branca e o falcão-de-cara-preta ( L. melanops ) são espécies irmãs e algumas vezes foram considerados coespecíficos .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do gavião-vaqueiro
O gavião-vaqueiro tem 37 a 40 cm (15 a 16 pol.) De comprimento e 65 a 76 cm (26 a 30 pol.) De envergadura. As fêmeas são maiores que os machos e ambos os sexos têm a mesma plumagem.
Eles têm uma cabeça escura com uma estreita faixa branca acima do olho. Suas partes superiores são pretas com listras brancas na nuca e no manto. Sua cauda é preta com uma larga faixa branca no meio.
Suas partes inferiores são brancas. Seus olhos são castanhos ou castanhos avermelhados e suas cerdas , pernas e pés são laranjas.
Habitat do gavião-vaqueiro
O gavião-vaqueiro é encontrado ao sul do rio Amazonas. Ocorre no leste do Peru entre os departamentos de Loreto e Madre de Dios .
No norte e nordeste da Bolívia, e no Brasil até a costa atlântica no estado do Pará . Habita a floresta tropical entre o nível do mar e 500 m.
Reprodução do gavião-vaqueiro
A biologia reprodutiva do gavião-vaqueiro é quase desconhecida. O ninho descrito estava no oeste do Brasil em dezembro e acreditava-se que continha ovos.
Era uma pequena plataforma de gravetos, galhos e folhas colocados no subdossel cerca de 15 m (50 pés) acima do solo.
Alimentação do gavião-vaqueiro
O gavião-vaqueiro caça perto do chão da floresta. Sua dieta não foi estudada, mas foi observada comendo uma cobra e um lagarto e acredita-se que também se alimenta de sapos e grandes insetos.
Canto do gavião-vaqueiro
O chamado do gavião-vaqueiro é “um assobio agudo e bastante fino ‘keeeeuw’ dado em intervalos”.