Choca-canela ( Thamnophilus amazonicus ) pertence ao gênero Thamnophilus dentro da família dos Thamnophilidae .
A espécie é encontrada em toda a Bacia Amazônica na Bolívia , Brasil , Equador , Colômbia e Peru e Guiana na Guiana Francesa , Guiana e Suriname .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A distribuição inclui floresta tropical ou subtropical úmida de baixada e pântano , como “floresta de areia branca” (floresta de areia branca), raramente em florestas inundadas e em bambu, até 400 m de altitude.O sufixo latino de espécie refere-se à Amazônia .
Características da choca-canela
A choca-canela tem cerca de 14 cm de altura e pesa entre 17 e 21 g. Nos machos, o gorro e o centro da testa são pretos, os lados da cabeça são cinza.
O dorso e as asas são predominantemente pretos, fortemente manchados e contornados de branco com uma mancha interescapular branca, a garupa e o ventre são cinza. A cauda é preta com pontas brancas e manchas brancas maiores nas penas externas .
A coroa da fêmea é marrom avermelhado claro, o resto da cabeça e partes inferiores marrom avermelhado amarelado brilhante, a superfície superior é verde-oliva profundo, asas e cauda são padronizadas como os machos, mas mais marrons, as penas de vôo são contornadas em verde-oliva claro.
Habitat da choca-canela
Distribui-se no centro, sul e leste da Colômbia , sudoeste e extremo leste da Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , na maior parte da Amazônia brasileira , extremo leste do Equador , leste e sudeste do Peru e norte da Bolívia . Ver detalhes em Subespécies .
Esta espécie é localmente bastante comum nos estratos médios e inferiores de florestas de várzea e florestas de solo arenoso, geralmente em regiões de cursos d’água escuros, principalmente abaixo de 400 m de altitude .
Reprodução da choca-canela
A época de reprodução da choca-canela no Brasil é entre maio e janeiro. O ninho é uma concha com 5 cm de profundidade e cerca de 10 cm de largura, suspensa por pequenos galhos a uma altura de 1 a 3 m.
A ninhada consiste em dois ovos brancos cremosos com numerosos pontos roxos a cinzas.
Alimentação da choca-canela
A dieta da choca-canela consiste em insetos e artrópodes , que geralmente são procurados de 5 a 17 m acima do solo.
Estado de conservação da choca-canela
A espécie possui ampla área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN , portanto, lista-o como viável (LC).