Início » Aves » Surucuá-pequeno: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat e canto

Surucuá-pequeno: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat e canto

O surucuá-pequeno (Trogon ramonianus) é uma ave da ordem dos Trogoniformes, da família Trogonidae, conhecido como trogon amazônico ou surucuá-de-barriga-amarela.

surucua-pequeno
surucua-pequeno

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O surucuá-pequeno macho possui a coloração verde com cabeça e peito azuis e anel ao redor dos olhos amarelos, as fêmeas são cinza-escuro com anel ao redor dos olhos branco e incompleto.

Subespécies

O surucuá-pequeno possui duas subespécies reconhecidas:

– Trogon ramonianus ramonianus: encontrado no sudoeste da Amazônia brasileira a oeste do rio Branco e sul do rio Amazonas e oeste do rio Madeira, sul da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
– Trogon ramonianus crissalis: encontrado na Amazônia brasileira ao sul do rio Amazonas e a leste do rio Madeira, até a fronteira do Pará com o Maranhão.

Características do surucuá-pequeno 

características do surucua-pequeno
características do surucua-pequeno

O surucuá-pequeno é uma ave que mede entre 23 e 25 centímetros de comprimento e pesa entre 38 e 57 gramas, o macho tem a cabeça azul e peito superior, de volta verde, tornando-se mais azul na garupa, uma linha branca separa o peito das partes inferiores amarelas douradas, mas isso às vezes é difícil de detectar.

Por outro lado,  a fêmea é cinza escuro costas, cabeça e peito, branco olho-anel em forma oval e pode existir apenas na frente e na traseira dos olhos.

Reprodução do surucuá-pequeno

A reprodução do surucuá-pequeno faz o ninho em um formigueiro ou cupim ou um buraco em uma árvore podre, a espécie põe  2-3 ovos brancos são colocados.

Alimentação

surucua-pequeno
surucua-pequeno

O surucuá-pequeno se alimenta de frutos e pequenos invertebrados.

Habitat 

Esta espécie é encontrado em uma variedade de habitats florestais, mas geralmente é uma espécie relativamente incomum, mais comum em florestas de terra firme.

Canto do surucuá-pequeno 

O canto do surucuá-pequeno é uma série altas notas “whew,” frequentemente soa vagamente dissilábico, whe-ew e geralmente mais agudo e sussurrado que o surucuá-de-cauda-preta.

Fotos do surucuá-pequeno

surucua-pequeno
surucua-pequeno
surucua-pequeno
surucua-pequeno
surucua-pequeno
surucua-pequeno

Distribuição geográfica

O surucuá-pequeno é encontrado na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.