Choca-cantadora ( Pygiptila stellaris ) é uma espécie de ave passeriforme da família Thamnophilidae , a única do gênero monotípico Pygiptila .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É nativa da América do Sul , na região amazônica.e no escudo da Guiana .
Características da choca-cantadora
Mede entre 12 e 13 cm de comprimento e pesa entre 23 e 27 g . É cabeçudo, com bico muito robusto e cauda curta.
Macho cinza-escuro na parte superior com a coroa preta, coberturas das asas com manchas brancas pequenas, mas conspícuas; abaixo é um cinza um pouco mais pálido.
Fêmea cinza acima, mas com asas de uma cor ruiva contrastante, mas sem manchas; abaixo é ocre opaco, como o rosto. O perfil desta espécie, rechonchuda e de cauda curta, a distingue de outros tamanduás arborícolas.
Habitat da choca-cantadora
Distribui-se desde o sul e leste da Colômbia até o leste através do sul e leste da Venezuela , Guiana , Suriname e Guiana Francesa , e parte do norte do Brasil ; sul através do leste do Equador , nordeste e leste do Peru .
Oeste da Amazônia brasileira, norte da Bolívia e norte do Mato Grosso ; a leste ao sul do rio Amazonas , ao Pará e ao Maranhão . Ver detalhes em Subespécies .
Esta espécie é bastante comum, mas menos a leste, no estrato médio e no subdossel das florestas úmidas , principalmente abaixo dos 500 m de altitude .
Alimentação da choca-cantadora
Sua dieta consiste em uma variedade de larvas de Lepidoptera , também Orthoptera , particularmente grandes gafanhotos ( Tettigoniidae ), louva-a-deus ( Mantidae ) e percevejos (Phasmatodea) .
Canto da choca-cantadora
Seu canto característico é um trinado agudo e penetrante, seguido por uma nota assobiada, por exemplo “ti-ti-ti-ti-ti-ti-triiíuu”. As chamadas incluem um “chet!” às vezes seguido por um “kiiiu”.