Choca-de-olho-vermelho ( Thamnophilus schistaceus ), é uma espécie da família Thamnophilidae pertencente à o numeroso gênero Thamnophilus .
A espécie é encontrada na Bolívia , Brasil , Equador , Colômbia e Peru .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A área de distribuição inclui florestas tropicais ou subtropicais úmidas e áreas pantanosas de até 800 ou até 1100 m de altitude, relativamente comuns na Terra Firme da Bacia Amazônica .
O sufixo da espécie latina vem do latim schistaceus ‘cinza ardósia’ .
Características da choca-de-olho-vermelho
A choca-de-olho-vermelho tem 13-14 cm de altura e pesa entre 19 e 21 g. O macho é cinza, ligeiramente mais escuro no topo, as asas e coberturas das asas são acastanhadas com bordas cinza, a íris é marrom-avermelhada.
A fêmea tem o gorro marrom-avermelhado, a parte superior é amarelada a marrom-oliva, a parte inferior é mais clara.
Os juvenis se assemelham à fêmea, mas a parte inferior pode ser canela, verde-oliva ou marrom claro com flancos amarelados. Não há manchas nos élitros.
Habitat da choca-de-olho-vermelho
Distribui-se por toda a bacia amazônica, desde a base dos Andes no sudeste da Colômbia, leste do Equador, leste do Peru e norte da Bolívia, até o centro-sul da Amazônia no Brasil (ao sul do rio Amazonas ).
Esta espécie é considerada comum em seus habitats naturais: os estratos inferior e médio das florestas úmidas tropicais e subtropicais e também as várzeas, 1 até 1300 m de altitude ao longo da base dos Andes .
Alimentação da choca-de-olho-vermelho
O choca-de-olho-vermelho geralmente forrageiam independentemente de bandos mistos.
Canto da choca-de-olho-vermelho
O canto é frequente e ouvido à distância (mesmo ao meio-dia): uma série rápida de notas nasais, ” anh-anh-anh-anh-anh-anh-anh-anhanh ” com uma distinta nota final dupla inferior; a fêmea pode combinar com uma versão mais alta e outra mais baixa.
O número de notas e a velocidade da emissão podem variar. Principalmente o macho também emite um lento ” arr…arr…arr… ” com o efeito de um latido que lembra o gavião-falcão.