Choca-de-sooretama ( Thamnophilus ambiguus ) uma ave da família Thamnophilidae pertencente ao numeroso gênero Thamnophilus .
É endêmica das regiões costeiras do leste do Brasil entre Sergipe e São Paulo . Anteriormente, foi incluído no generalizado formiga ardósia ( T. punctatus ), mas após a divisão, esse nome científico agora está restrito ao formiga ardósia do norte .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ocorre em níveis baixos em florestas e bosques, especialmente, mas não exclusivamente, úmidos.
O choca-de-sooretama foi descrito pelo naturalista inglês William Swainson em 1825 e recebeu seu nome binomial atual Thamnophilus ambiguus.
Distribui-se no sudeste do Brasil na região litorânea do sul de Sergipe ao Rio de Janeiro, e no interior de Minas Gerais ( vale do Rio Doce ; provável avistamento no extremo nordeste paulista.
É razoavelmente comum ou comum, de ampla ocorrência, no sub-bosque de matas úmidas e capueras, também em restingas, geralmente abaixo de 200 m de altitude, localmente até 450 m.
O choca-de-sooretama alimenta-se de insetos e outros artrópodes.
Sua área de distribuição é muito grande e seu número de indivíduos é estável. Está listado como uma espécie não ameaçada na Lista Vermelha da IUCN .
Fotos da choca-de-sooretama