A cegonha branca (Ciconia ciconia) é uma grande ave pernalta que pertence à família Ciconiidae a mesma das aves ciconiformes que inclui as cegonhas, marabu e o jabiru, entre outros.
Existem duas subespécies de cegonha branca e a cegonha branca africana, que se encontra no noroeste e na África Austral, e a cegonha branca europeia, que se encontra na Europa.
Além disso, as cegonhas brancas nidificam na Europa central e oriental, passando o inverno na África, cerca de um quarto da população de Cegonhas Brancas vivem na Polônia.
Esta espécie de ave mostra uma das silhuetas mais facilmente identificáveis da nossa avifauna.
Sobretudo, o seu pescoço e patas compridas, a tonalidade branca do corpo, com as pontas das primárias e secundárias pretas, e a sua coloração é vermelha viva do bico e das patas, tornam esta ave emblemática no nosso território.
Origem da cegonha branca
A cegonha branca é uma ave migratória de longa distância, originaria da Europa invernando em África desde a África subsariana até à África do Sul ou até mesmo no subcontinente indiano.
Espécies
– Cegonha-branca Ciconia ciconia;
– Ciconia episcopus;
– Cegonha-de-abdim, Ciconia abdimii;
– Cegonha-preta Ciconia nigra;
– Cegonha-de-storm, Ciconia stormi;
– Cegonha-branca-oriental, Ciconia boyciana;
– Maguari, Ciconia maguari;
Características da cegonha branca
A cegonha branca é uma ave que possui um corpo forte que mede de 100 a 115 centímetros do bico até o final e pesa de 2,5 a 4,4 kg.
Além disso, ela tem uma envergadura de 195 a 215 centímetros, esta cegonha é uma ave pernalta distintiva que tem uma plumagem branca com penas de voo negras e abrigos de asas.
A sua coloração preta é causada pelo pigmento melanina e carotenóides em sua dieta.
As asas da cegonha-branca são longas e largas, o que permite que a ave voe facilmente sobre as térmicas do ar.
As batidas das asas das cegonhas quando batem, têm um padrão lento mas regular.
Como a maioria das aves pernaltas, as Cegonhas Brancas são uma visão espetacular quando voam pelo ar, com seus longos pescoços esticados para frente e suas longas pernas esticadas para trás bem além do final de sua cauda curta.
Elas batem suas enormes e largas asas o mínimo possível para economizar energia.
No chão, a cegonha-branca caminha em um ritmo lento e constante com a cabeça esticada para cima, quando descansa, tende a inclinar a cabeça entre os ombros.
As penas de voo primárias das cegonhas brancas mudam anualmente e são substituídas durante a época de reprodução.
Alimentação da cegonha branca
As cegonhas brancas são aves diurnas (ativas durante o dia) e seus campos de alimentação preferidos são áreas úmidas rasas, prados gramados e terras agrícolas.
A Cegonha Branca é um carnívoro e se alimenta de uma variedade de animais do solo e da água rasa.
A presa inclui anfíbios, répteis como lagartos, cobras e sapos, insetos, peixes, pequenos pássaros e mamíferos.
Reprodução da cegonha branca
Os ninhos de cegonhas brancas são construídos por pares de acasalamento.
Os ninhos são plataformas grandes e solidamente construídas feitas de varetas e são construídas em árvores em colônias soltas próximas a fontes de água.
Cada ninho mede de 1 a 2 metros de profundidade, 0,8 a 1,5 metro de diâmetro e 60 a 250 kg de peso.
Ninhos podem ser usados por vários anos, várias outras espécies de pássaros frequentemente se aninham dentro dos grandes ninhos, como os pardais, os pardais-das-árvores e os estorninhos comuns.
A cegonha branca é famosa por construir seus ninhos no topo de prédios e outras estruturas quando não há árvores adequadas.
A Cegonha Branca se reproduz em maior número em áreas com pradarias abertas, particularmente áreas gramadas que são úmidas ou frequentemente inundadas, e menos em áreas com vegetação mais alta, como florestas e matagais.
As aves não reprodutoras agrupam-se em grupos de 40 a 50 anos durante a época de reprodução.
Habitat
Habitats preferidos da cegonha branca são margens dos rios, pântanos, valas, pastagens e prados.
Além disso, elas tendem a evitar áreas cobertas por árvores altas e arbustos, pois são aves gregárias que migram aos milhares quando estão em rotas de migração de longa distância e quando passam o inverno na África subsaariana.
Ao migrar entre a Europa e a África, esta espécie de cegonhas evitam cruzar o Mar Mediterraniano e, em vez disso, viaja pelo Levante a leste ou pelo Estreito de Gibraltar a oeste.
Isso ocorre porque as térmicas do ar não se formam sobre o Mar Mediterrâneo, do qual depende para vôos longos.
Comportamento
As cegonhas brancas são aves vocais que produzem um som barulhento com o abrir e fechar de seus bicos, que é amplificado pela bolsa da garganta que funciona como uma caixa de som.
Além disso, as cegonhas jovens produzem cromaks, assobios e ganidos quando implorando por comida e também começam o típico barulho do bico.
Fotos da cegonha branca
Canto da cegonha branca
Fatos interessantes da cegonha branca
- As cegonhas brancas são classificadas como “menor preocupação” pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). As Cegonhas Branca são uma das espécies às quais se aplica o Acordo sobre a Conservação das Aves Aquáticas Migradoras da África-Eurásia.
- No entanto, as ameaças às cegonhas incluem a perda contínua de zonas úmidas, colisões com linhas elétricas aéreas, uso de pesticidas persistentes para combater gafanhotos na África e caça ilegal em rotas de migração e invernada motivos.
- As cegonhas têm pouco medo dos seres humanos se não forem perturbadas, e frequentemente se aninham em edifícios na Europa.
- A palavra hebraica para a cegonha-branca é chasidah, que significa “misericordioso” ou “gentil”.
- A mitologia grega e romana retrata cegonhas como modelos de devoção dos pais, e acreditava-se que eles não morreram de velhice, mas voaram para ilhas e tomaram a aparência de seres humanos.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Alfaiate.