Conheça quais são os tipos de pássaro diamante e como diferenciar cada espécie, além disso, os pássaros diamantes são aves que possuem plumagens coloridas e vibrantes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de pássaros diamante e como diferenciar cada espécie.
Na natureza, estas aves vivem em grandes bandos, inclusive no período de acasalamento, além diso, há várias mutações de uma mesma espécie porém de cores diferentes e bem coloridas.
Tipos de pássaros diamante
Diamante mascarado
O diamante mascarado (Poephila personata) é uma ave que mede 12,5 entre 13,5 cm de comprimento, e o macho é maior quer a fêmea, porém os sexos são semelhantes.
Além disso, a plumagem da ave é marrom-canela acima e mais claro abaixo com uma garupa branca, marca preta nos flancos e máscara facial preta.
Esta espécie também possui um bico amarelo pesado e uma cauda preta pontiaguda, a subespécie tem bochechas esbranquiçadas.
O diamante mascarado é uma ave nativa da Índia e pode ser encontrada savana seca em todo o norte da Austrália, de Kimberley, através do Top End, o país do Golfo e a parte sul da Península de Cape York, mas sempre perto de cursos de água.
Diamante-phaeton
O diamante-phaeton (Neochmia phaeton) é uma ave pequena que mede 14cm de comprimento, a plumagem é vermelho quase pelo corpo todo, enquanto que a fêmea só tem envolta do bico.
A cauda é longa com manchas brancas que percorrem as laterais do corpo, no pescoço tem tons de cinza Além disso, esta espécie é sexualmente dimórfica, isso porque as fêmeas são ligeiramente mais pálidas.
Este tipo de pássaro diamante é nativo da Austrália, Indonésia, Papua-Nova e Guiné.
A dieta do diamante-phaeton consiste em sementes, principalmente de gramíneas, os insetos constituem o principal componente da dieta durante a época de reprodução.
Diamante-mandarim
O diamante-mandarim (Taeniopygia guttata) é originário da Australásia e é nativo da Austrália, Timor e Indonésia, e ocorre também em Portugal, Brasil, e nos Estados Unidos como espécie introduzida
Este tipo de pássaro diamante é uma ave que tem a barriga branca e cinzento mosqueado de preto no dorso e asas, a cauda é preta e branca e o bico é vermelho vivo.
Além disso, o macho se diferencia da fêmea por possuir manchas alaranjadas ou castanhas abaixo de cada olho, as fêmeas têm em geral o bico mais claro e os juvenis têm o bico marrom-escuro quase negro.
Esses pequenos passarinhos atingem o tamanho médio entre 11 e 12 centímetros de comprimento, e podem pesar até 12 gramas, e sua expectativa de vida pode chegar aos 8 anos, sempre variando conforme a qualidade de vida deste animal.
Diamante-modesto
O diamante-modesto ( Neochmia modesta) é uma ave robusta, com bico forte e atarracado e cauda longa, a ave distingue-se pela sua fina coloração zebrada, que é branca e está presente nas sobrancelhas, pescoço, peito, ancas e cauda, enquanto nos rêmiges existem duas fiadas de manchas brancas.
Além disso, o bico é preto, as pernas são cor de carne e os olhos são castanhos escuros, no macho também há um babador cor de ferrugem e uma mancha frontal da mesma cor (muitas vezes com uma cor mais viva tendendo ao vermelho púrpura).
Com relação a fêmea é semelhante ao macho, mas não possui a mancha preta no queixo do macho.
Este tipo de pássaro diamante é encontrado em áreas de pastagens mais secas, incluindo áreas agrícolas, onde se alimenta na grama ou no solo, ás vezes em grandes bandos, misturados com outras espécies.
Diamante Sparrow
O diamante Sparrow (Emblema Guttata) adora tomar banho, dormir em ninhos e viver em pares ou em grupos, esta é uma espécie de ave que possui uma beleza exótica.
O diamante Sparrow é uma ave que mede em torno de 12 centímetros, a espécie tem o papo branco e um colarinho negro e o restante da barriga toda na cor branca.
Além disso, o seu dorso é marrom e bem na ponta, quase até a cauda, há uma parte vermelha quase escondida pelas asas e cabeça cinza.
Suas asas são pintadas de preto e branco, numa beleza única como se fossem mãos -pintado, sua cauda é curta e cinza escura e o bico é vermelho e pequeno.
Este tipo de pássaro diamante é uma ave endêmico da Austrália.
Diamante bicolor
O diamante bicolor ( Erythrura psittacea) é uma ave que chega a 12 centímetros e seu corpo é verde claro, a cabeça, pescoço e parte superior do peito são de um tom claro de vermelho.
Os olhos são pretos e as pernas e os pés são cinza, e a fêmea se assemelha ao macho, embora às vezes tenham cores mais claras, incluindo a cor vermelha da cabeça, que é menor e mais clara que a do macho.
Os filhotes por outro lado, tem uma cor verde opaca e uma cauda vermelha opaca, e alguns podem ter vermelho no rosto, mas a quantidade de vermelho varia individualmente.
Este tipo de pássaro diamante é encontrada na Nova Caledônia e tem uma extensão global estimada de ocorrência de 20.000 a 50.000 km².
Diamante-de-gould
O diamante-de-gould (Erythrura gouldiae) é originário do norte da Austrália e da Nova Zelândia, sendo que os primeiros exemplares foram trazidos para a Europa no século XIX pelo ornitólogo John Gould.
O diamante-de-gould tem o bico vermelho e a sua plumagem consiste em amarelo, roxo, azul, vermelho, verde e preto.
Além disso, o macho pode ter a cabeça vermelha, preta ou laranja, com o peito violeta, barriga amarelo ouro e o manto verde luminoso.
Por outro lado a fêmea é menos colorida e tem caudas menores e o bico das fêmeas adquire uma coloração mais escura na época da gestação.
Diamante-estrela
O diamante-estrela (Neochmia ruficauda) é uma ave que mede de 10 entre 12 cm de comprimento, com partes dianteiras carmesim da cabeça e bico escarlate.
Além disso, a plumagem superior e inferior é verde-amarelada, com manchas brancas na parte inferior, o ventre mais amarelo.
Os abrigos superiores da cauda são escarlates, as penas da cauda são escarlates acastanhadas, a fêmea é menos roxa na cabeça e geralmente mais opaca que o macho, o imaturo é verde-oliva a bronzeado com rosto e cabeça cinza.
Este tipo de pássaro diamante é uma espécie encontrada no norte da Austrália, a ave tem um rosto e bico vermelhos distintos e amplas manchas brancas nos flancos.