Cacatua corella (Cacatua sanguinea) é uma ave pertencente família Cacatuidae, também conhecida como corella de bico curto, cacatua de olhos nus, cacatua manchada de sangue e cacatua pequena.
Além disso, esta espécie de cacatua nativa da Austrália e do sul da Nova Guiné, antigamente ele era conhecido como Birdirra entre o povo Yindjibarndi da Pilbara central e ocidental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Na antiguidade eles eram mantidos como animais de estimação, ou tradicionalmente os cozinhavam e comiam, e as penas felpudas são utilizadas em cerimónias e danças tradicionais onde enfeitam a cabeça e as braçadeiras.
Origem
Cacatua corella é uma espécie de ave originária da Austrália e da Nova Guiné.
Características da cacatua corella
A cacatua corella é uma ave pequena e branca que cresce até 35–41 cm de comprimento e pesa 370–630 g, essa ave é extremamente dócil e brincalhona, que quando são adquiridas filhotes eles aprendem a cantar e a falar.
O que torna a esta espécie particularmente linda é a sua crista, que levanta e abaixa, dependendo do seu estado de humor.
Além disso, as fêmeas são ligeiramente menores que os machos em peso, comprimento da asa, tamanho do cúlmen, comprimento do tarso , comprimento da cauda e diâmetro do anel ocular.
Reprodução da cacatua corella
A reprodução da cacatua corella ocorre de maio a outubro e geralmente ocorre mais cedo no norte de sua distribuição.
Além disso, o ninho é geralmente em uma cavidade de árvore, cavidade de penhasco ou cupinzeiro.
Alimentação
A cacatua corella geralmente se alimentam no chão, mas ocasionalmente se alimentam em árvores e arbustos, a ave come uma variedade de sementes silvestres e cultivadas e se alimentam regularmente de gramíneas em áreas urbanas.
Além disso, eles também se alimentam de cereais como trigo, cevada e milho e podem se tornar uma praga agrícola considerável em algumas áreas.
Comportamento
Esta espécie de cacatua se reúne em bandos de até vários milhares, que geralmente incluem outras aves, como Galahs, Cacatuas-de-crista-amarela e Cacatuas-pretas-de-cauda-vermelha.
Além disso, eles normalmente dormem nas árvores à noite e voam de manhã cedo para se alimentar antes de retornar no final da tarde.
Os bandos costumam voar muitos quilômetros entre suas áreas de alimentação e descanso e, em áreas desérticas, também devem voar para bebedouros duas vezes ao dia.