Galeirão-de-crista (Fulica cristata) é um membro da família dos pássaros Rallidae que pertence ao gênero dos Fulica .
É um criador residente em grande parte da África e no extremo sul da Espanha em lagos e lagoas de água doce. Constrói um ninho de caniços mortos perto da água ou mais frequentemente à tona, pondo cerca de 7 ovos (ou mais em boas condições).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do galeirão-de-crista
O galeirão-de-crista é em grande parte preto, exceto pelo escudo frontal branco . Tem 35–42 cm de comprimento, mede 75–85 cm Nas asas.
Os machos pesam 770–910 g , as fêmeas são ligeiramente menores e pesam 455–790 g . Os sexos são iguais. Como uma espécie nadadora, possui membranas parciais em seus dedos longos e fortes.
O juvenil é mais pálido que o adulto, tem o peito esbranquiçado e não tem escudo facial; a plumagem preta do adulto se desenvolve por volta dos 3–4 meses de idade, mas o escudo branco só se desenvolve totalmente por volta de um ano, algum tempo depois.
Uma boa visão é necessária para separar esta espécie do galeirão euro-asiático , com o qual sua distribuição se sobrepõe no noroeste da África e no sul da Península Ibérica.
Existem dois minúsculos botões vermelhos no topo do escudo facial, que não são visíveis a grandes distâncias e estão presentes apenas na época de reprodução; a plumagem preta entre o escudo e o bico é arredondada, enquanto na Eurásia chega a uma ponta; e o bico tem um tom cinza azulado. Em vôo, o galeirão-de-crista carece do bordo de fuga branco para os secundários do galeirão eurasiano.
Habitat do galeirão-de-crista
O galeirão-de-crista vive em águas estagnadas e densamente cobertas de mato. É encontrado na África subsaariana e em Madagascar , onde assume o papel de galeirão. No Norte de África , no sul de Portugal e no sul de Espanha , vive no mesmo habitat que este.
Reprodução do galeirão-de-crista
O ninho é uma plataforma volumosa de juncos e caules de plantas colocados em águas rasas. É construído por ambos os sexos. A ninhada de 5 a 7 ovos é colocada em intervalos diários.
Os ovos são incubados por ambos os sexos por 18 a 25 dias e eclodem de forma assíncrona. Os filhotes precoces e felpudos deixam o ninho após um dia e são alimentados e cuidados por ambos os pais por 55 a 60 dias.
Alimentação do galeirão-de-crista
O galeirão-de-crista é onívoro e captura uma variedade de pequenas presas vivas, incluindo os ovos de outras aves aquáticas. Seu principal alimento na maioria das águas.
Canto do galeirão-de-crista
Este é um pássaro barulhento durante o acasalamento, mas suas vocalizações são bem diferentes do galeirão euro-asiático.
Ele dá um kerrre rápido como o pequeno crake , um áspero ka-haa e um grunhido pio “oot oot” que sugere que o nome “coot” pode ser onomatopeia, mas a inspeção da etimologia de “coot” nega de forma bastante decisiva qualquer sugestão desse tipo .