Carqueja-de-escudo-roxo ( Fulica rufifrons ) é uma espécie de ave da da família Rallidae quie pertence ao gênero dos Fulica.
Pode ser encontrada na Argentina , Bolívia , Brasil , Chile , Peru e Uruguai.É considerado “não incomum” em grande parte de sua distribuição e abundante em pântanos nos Pampas .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Nenhum movimento regular do galeirão de frente vermelha foi documentado. No entanto, avistamentos de vagabundos fora de seu alcance usual sugerem pelo menos alguma perambulação ou dispersão.
Características do carqueja-de-escudo-roxo
O carqueja-de-escudo-roxo mede 38 a 43 cm. Dois espécimes masculinos pesavam 685 e 735 g (24 e 26 onças) e uma fêmea 550 g . Os sexos são iguais.
Os adultos têm bico amarelo, escudo frontal castanho-escuro e pernas e pés verde-oliva. Único entre os galeirões, seus pés não são lobulados.
Sua plumagem é quase inteiramente cinza ardósia escura, exceto pelas coberturas infracaudais brancas .
Os juvenis têm bico enegrecido, manchas brancas na garganta e plumagem marrom-acinzentada com as mesmas coberturas infracaudais brancas dos adultos.
Habitat do carqueja-de-escudo-roxo
O carqueja-de-escudo-roxo é principalmente uma ave das terras baixas, geralmente variando do nível do mar até 800 m , mas ocorre casualmente até 2.100 m na Argentina e é regularmente encontrado a 3.700 m no Lago Alalay , Bolívia.
Habita os baixios de pântanos semiabertos e lagoas com juncos, principalmente aquelas com vegetação flutuante como a lentilha d’água .
Reprodução do carqueja-de-escudo-roxo
O carqueja-de-escudo-roxo é monogâmico. Sua época de postura varia geograficamente, sendo setembro e outubro no Chile, maio a novembro na Argentina e setembro a janeiro no Peru.
Faz um ninho de material vegetal baixo para a água em vegetação flutuante ou emergente. As ninhadas têm em média cinco a seis ovos, mas variam de dois a nove.
O pato-de-cabeça-preta ( Heteronetta atricapilla ) é um importante parasita de ninhos.
Alimentação do carqueja-de-escudo-roxo
O carqueja-de-escudo-roxo se alimenta principalmente na superfície, bicando a vegetação, embora também mergulhe em busca de comida submersa.
Canto do carqueja-de-escudo-roxo
O galeirão de cara vermelha faz uma “longa e tagarela série de chamados, descritos como ‘togo togo togo …, cu cu cu …, puhúh puhúh puhúh …’, etc.” Ele também tem uma chamada de alarme “tuc”.