A ave sora ( Porzana carolina ) é uma espécie de ave da família Rallidae que pertence ao gênero dos Porzana.
às vezes também chamada de sora rail ou sora crake, que ocorre em grande parte da América do Norte. O nome do gênero Porzana é derivado de termos venezianos para pequenos trilhos, e o específico carolina refere-se à Colônia da Carolina .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O nome comum “Sora” é provavelmente tirado de uma língua nativa americana. As soras adultas têm 19–30 cm de comprimento, com partes superiores marrons com marcas escuras, face e partes inferiores cinza-azuladas e faixas pretas e brancas nos flancos.
Características da sora
As soras adultas têm 19–30 cm de comprimento, com partes superiores marrons com marcas escuras, face e partes inferiores cinza-azuladas e faixas pretas e brancas nos flancos.
Eles têm um bico amarelo curto e grosso, com marcas pretas na face, na base do bico e na garganta. Os sexos são semelhantes, mas os soras jovens não possuem as marcas faciais pretas e têm o rosto esbranquiçado e o peito amarelo.
Eles pesam cerca de 49–112 g e têm uma envergadura de 35–40 cm.
Habitat da sora
A sora é nativo da América do Norte e América do Sul, onde habita prados úmidos, pântanos, planícies de inundação e outros corpos d’água.
Distribuição geográfica da sora
A área de reprodução se estende da Baía de Hudson até a Ilha de Vancouver e do leste até a Península de Labrador , de lá pelo sul do Canadá e EUA até o México e algumas ilhas do Caribe.
Áreas de inverno são do sul dos EUA em toda a América Central até a Venezuela , Guiana e Guiana Francesa , depois em duas faixas a oeste e leste da cordilheira principal dos Andes até depoisEquador e Peru , a faixa ocidental se estende até o Pacífico.
As ilhas do Caribe também são visitadas no inverno. A Carolina Crake é uma espécie excepcional na Rússia , Alasca , Galápagos , Havaí , Ilhas Atlânticas e Marrocos .
A espécie também aparece raramente na Europa, mas principalmente apenas no oeste, em Portugal , Espanha , França , Irlanda , Grã-Bretanha e Suécia .
Reprodução da sora
Embora as atividades de nidificação de sora tenham sido observadas do final de abril ao início de agosto, o pico do período de nidificação geralmente ocorre de maio ao início de julho.
As fêmeas de Sora começam a construir ninhos em forma de pires no chão ou em uma plataforma sobre águas rasas no início da postura dos ovos. Os tamanhos das ninhadas geralmente variam de 8 a 13 ovos, embora tamanhos de ninhadas de até 16 tenham sido relatados.
Ambos os pais incubam os ovos. A incubação dura aproximadamente 19 dias, embora uma ampla gama de períodos de incubação tenha sido relatada na literatura.
Os ovos eclodem em um período de 2 a 13 dias. Os filhotes são precoces e são capazes de caminhar e nadar distâncias curtas no final do primeiro dia. Soras jovens são independentes por volta das 4 semanas de idade.
Alimentação da sora
Soras comem uma grande variedade de alimentos. Os animais comumente relatados como alimentos sora incluem caracóis, crustáceos, aranhas e insetos, principalmente besouros, gafanhotos, moscas e libélulas .
Canto da sora
Soras têm duas chamadas comuns: um “relincho” alto e estridente que desacelera e diminui de tom, frequentemente usado para anunciar territórios; e um “ker-wee” ou “sor-ah” mais suave e ascendente. A última chamada às vezes é apresentada como uma possível origem para o nome comum da espécie.