Bico-de-tesoura (Rynchops )é uma ave da família Laridae que pertence ao gênero dos Rynchops, encontradas no sul da Ásia, África e Américas .
São espécies tropicais e subtropicais que põem de 3 a 6 ovos em praias arenosas. A fêmea incuba os ovos. Devido ao habitat de nidificação restrito das espécies, as três espécies são vulneráveis a perturbações em seus locais de nidificação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O bico-de-tesoura é considerada vulnerável pela IUCN devido a isso, bem como à destruição e degradação dos lagos e rios que utiliza para alimentação.
Características do bico-de-tesoura
Os bicos de tesoura têm entre 40 e 47 centímetros de comprimento e se assemelham a andorinhas-do-mar. As asas e o bico são relativamente grandes em relação ao corpo.
As pernas curtas são coloridas de vermelho ou amarelo. Teias profundamente entalhadas assentam-se nos pés, como acontece com todos os parentes das gaivotas. A cauda é longa e bifurcada.
A plumagem é preta e branca, o topo das asas, o manto e a parte superior da cabeça são pretos, mas o gorro da cabeça não atinge o bico, mas é separado dele por uma área branca.
A cabeça é grande e maciça, os músculos do pescoço particularmente fortes. Como uma peculiaridade entre as aves, os bicos em tesoura têm pupilas em forma de fenda.
Outra característica especial é o bico inferior achatado lateralmente em animais adultos, que é significativamente mais longo que o bico superior.O bico inferior é estreito e afiado na base do bico.
Como a ponta se desgasta com o tempo, o bico continua crescendo. As narinas ficam perto da base do bico, perto da fenda do bico. Na plumagem não há nenhumDimorfismo sexual , as fêmeas são apenas ligeiramente maiores que os machos.
Os juvenis têm as partes superiores marrom-escuras mais pálidas, especialmente as penas das asas com bordas brancas, dando à plumagem uma aparência escamosa ou irregularmente tracejada.
Habitat do bico de tesoura
Habita áreas costeiras da América do Norte e do Sul. As tesouras são aves sociáveis que se encontram em pequenos grupos perto de lagos, lagoas ou nas margens de rios, onde caçam presas em águas rasas.
Reprodução do bico de tesoura
O namoro inclui a passagem de um pequeno bastão do homem para a mulher. Uma cavidade é arranhada e pressionada no chão com os pés e o corpo. Dois a cinco ovos manchados densamente escuros são postos e incubados principalmente pela fêmea.
Os bicos-de-tesoura sempre se reproduzem em colônias em praias, restingas e margens de rios. Se as ninhadas forem destruídas por inundações, são criadas ninhadas de substituição.
Após a eclosão, os filhotes são cuidados por ambos os adultos e alimentados quando estão aptos a voar.
Nas primeiras semanas, ambas as metades do bico ainda têm o mesmo comprimento, de modo que o alimento também pode ser recolhido do chão se os filhotes ou os pais o deixarem cair.
Alimentação do bico de tesoura
O bico-de-tesoura alimentam-se principalmente de peixes e crustáceos.
Comportamento do bico de tesoura
Os principais períodos de atividade das tesouras são noturnos e matutinos, portanto não competem com as andorinhas-do-mar no forrageamento.
Ocasionalmente, eles também caçam à noite. Latidos são emitidos nos bandos durante a caça. Durante o dia e na maré alta, as aves descansam socialmente em grandes grupos em bancos de areia altos ou praias arenosas e de cascalho.