A pardela-de-óculos (Procellaria conspicillata) é uma ave da família Procellariidae, conhecida também como pardela com óculos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, em 1999 a população estimada era de 3.800-4.600 pares reprodutivos, que se reproduzia apenas na Ilha Inacessível, no arquipélago de Tristão da Cunha.
A pardela-de-óculos era classificada como criticamente em perigo pela IUCN, mas em 2018 teve seu status atualizado para vulnerável.
Características da pardela-de-óculos
A pardela-de-óculos é uma ave que mede 55 cm de comprimento, a sua plumagem é de cor marrom-cinzento, com áreas brancas na cabeça, na face e principalmente ao redor das olhos, de extensão variável e já visível nos ninhegos.
Além disso, o bico amarelado com desenho preto, pernas e pés pretos, ela é bastante parecida com a pardela-preta, sendo até há pouco tempo considerada uma subespécie da mesma.
Reprodução da pardela-de-óculos
Só se reproduz em colônias na Ilha Inacessível do Arquipélago de Tristão da Cunha, tal como o cagarro, esta espécie escava túneis onde constrói o seu ninho.
Esses túneis geralmente são construídos em solo úmido ao longo de drenos e riachos e possuem uma poça ou vala na entrada.
Os ovos são postos no início de outubro e a maioria eclode depois de meados de dezembro, os juvenis deixam a colônia em março ou abril.
Os avos são colocados em túneis cavados que servem de ninhos, esses túneis são construídos em solos alagados ao longo de drenos e córregos.
Alimentação
A pardela-de-óculos se alimenta de cefalópodes, crustáceos decápodes e peixes, a espécie possui boa capacidade de mergulho o que facilita na sua alimentação.
Hábitos
É gregário e costuma seguir barcos de pesca e forragear na esteira de arrastões, às vezes em grandes bandos.
Quando não há vento, voa poderosamente, pesadamente e com batidas de asas forçadas, ocasionalmente planando baixo com asas ligeiramente curvadas.
Em ventos fortes, voa rapidamente, alternando longos arcos de planeio com algumas batidas de asas lentas.
Distribuição geográfica
A pardela-de-óculos pode ser encontrada nas águas do Atlântico sul, embora haja registros antigos para o Oceano Índico, na Ilha Inaccesible, nas águas costeiras brasileiras desde o Rio Grande do Sul até o estuário do Rio Amazonas e a Ilha de Marajó.