Gaivota fuliginosa ( Ichthyaetus hemprichii) é uma espécie de gaivota, marrom de tamanho médio que pertence ao genro Laridae.
se reproduz nas costas do Mar Vermelho , Golfo Pérsico e Oceanos Índicos no sul da Península Arábica , leste da África equatorial e possivelmente no Paquistão.
O epíteto específico homenageia o naturalista alemão Friedrich Wilhelm Hemprich .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da gaivota fuliginosa
Com um comprimento de corpo de 42–45 cm e uma envergadura de 105–118 cm, a gaivota de dorso negro tem aproximadamente o tamanho de uma gaivota comum .
Parece atarracado quando sentado e tem uma cabeça relativamente grande com uma coroa plana e um bico grande, quase grande demais. As asas são longas e delgadas, o vôo parece relaxado com batidas de asas lentas e elásticas como as de uma grande gaivota.
Devido à coloração, a espécie lembra um pouco um skuas . O comprimento da asa em adultos é entre 320 e 362 mm, o comprimento do bico entre 42 e 52 mm, o peso entre 400 e 640 g.
As fêmeas são ligeiramente menores e mais leves, mas não são diferentes dos machos. A diferença entre o vestido de inverno e o de verão não é muito pronunciada. As jovens gaivotas de dorso negro são totalmente coloridas em seu terceiro inverno.
Habitat da gaivota fuliginosa
A gaivota fuliginosa é uma ave costeira, raramente indo mais longe no mar do que cerca de 10 km além dos recifes costeiros, embora ocasionalmente tenha sido vista a 140 km da terra.
Frequenta portos e portos, a costa, as ilhas costeiras e a zona entremarés. Raramente se move para o interior ou visita locais de água doce.
É nômade ou parcialmente migratório e muitas populações se movem para o sul após a reprodução, embora as populações do Mar Vermelho pareçam ser relativamente sedentárias.
Reprodução da gaivota fuliginosa
A reprodução ocorre durante o verão. Habitualmente nidifica em pequenas colónias em ilhas de coral costeiras, particularmente em ilhas exteriores protegidas por recifes com rocha, areia e vegetação esparsa.
Os ninhos às vezes são solitários, principalmente na África, ou podem estar espalhados entre os ninhos de outras aves marinhas coloniais.
O ninho pode consistir em um arranhão nu no coral em uma posição exposta ou pode ser protegido por uma saliência de coral ou abrigado sob um mangue de baixo crescimento ou um arbusto de infiltração .
Alimentação da gaivota fuliginosa
A gaivota fuliginosa é um predador e necrófago . Alimenta-se de peixes descartados e miudezas de peixes, outros peixes pequenos que ela mesma captura, camarões , tartarugas recém-nascidas e ovos e filhotes de outras aves marinhas.
Estado de conservação da gaivota fuliginosa
A IUCN lista a gaivota fuliginosa como sendo de ” menor preocupação “. Isso ocorre porque tem um alcance muito amplo e sua população total é grande.
Acredita-se que a tendência populacional seja descendente, mas a taxa de diminuição é insuficiente para justificar a inclusão da ave em uma categoria mais ameaçada.
As principais ameaças enfrentadas pela ave são a exploração de alguns de seus criadouros tradicionais de petróleo, a recuperação de terras e a possibilidade de derramamentos de óleo.