Cujubi ( Pipile cujubi ) é uma espécie de ave da família Cracidae que pertence ao gênero dos pipile, encontrada na Bolívia e no Brasil.
A IUCN avaliou o jacutinga-de-garganta-vermelha como vulnerável. A espécie é encontrada em florestas tropicais, principalmente ao longo de rios, onde às vezes pode aparecer em bandos de até 30 indivíduos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cujubi
Mede entre 69 e 76 cm de comprimento e pesa entre 1,10 e 1,30 kg . Sua plumagem é principalmente preta, embora sua coroa , tufo erétil , nuca, algumas coberturas de asas na altura dos ombros e a parte superior da ponta da cauda sejam brancas.
Tem uma carúncula branca ao redor dos olhos, que são pretos. Seu bico é branco na base e preto na ponta, curvada para baixo. Apresenta barba ruiva de pele nua.
Habitat do cujubi
Eles habitam florestas tropicais e semidecíduas em terras baixas de até 700 m. Eles preferem florestas com altura mínima de 15 m.
Reprodução do cujubi
Quase nada se sabe sobre a fenologia reprodutiva desta do cujubi.
Alimentação do cujubi
O cujubi forrageia em bandos de até cerca de 30 indivíduos e, às vezes, em bandos mistos com o jacu-de-garganta-azul, geralmente no dossel, mas às vezes no chão. Os detalhes de sua dieta não foram documentados, mas sabe-se que come frutas e flores.
Canto do cujubi
O canto do cujubi é “uma série crescente de assobios claros”, geralmente feitos pela manhã. Normalmente, ao amanhecer, esses pássaros emitem um zumbido particular obtido ao bater as asas.