Conheça algumas raças de galinhas caipiras puras e de boa rusticidade, postura, bom peso de abate e baixa mortalidade.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as raças de galinhas caipiras.
Na hora de decidir com qual raças de galinhas caipiras, leve em consideração a finalidade da criação e as principais características da raça,
Além disso, a galinha caipira deve ter boa rusticidade ou seja, resistência a doenças e boa adaptação ao ambiente, ter de média a alta capacidade de postura e bom peso de abate, ter baixa mortalidade e ter grande capacidade de consumo de alimentos alternativos como frutas, verduras, pastos, tubérculos etc.
Raças de galinhas caipiras
Galinha Rhode Island Red
A galinha rhode island red ou Galinha vermelha poedeira é uma raça de galinha caipira dos Estados Unidos, ela foi desenvolvida na segunda metade do século XIX.
Além disso, a galinha rhode island red é uma raça com duplo propósito, produzindo ovos e carne.
A espécie é de origem americana, ela apresenta plumagem vermelho-escura brilhante e, às vezes, extremidades das penas da cauda de coloração preta, e a sua variedade mais popular é a de crista de serra de cor rosa.
Dependendo das condições de criação, podem produzir cerca de 260 ovos/ave/ano, mas quando criados ao ar livre não ultrapassam os 160 a 200 ovos.
Galinha New Hampshire
A galinha new hampshire é uma raça de galinha caipira é de origem do estados Estados Unidos especificamente em New Hampshire.
Além disso, os criadores de aves de capoeira, iniciam com a galinha rhode island red e realizam cruzamentos seletivo
Também de origem americana, é uma raça que produz muitos híbridos comerciais de carne, a sua plumagem é de um vermelho brilhante.
É uma raça muito popular por sua beleza e a produção de carne, ovos com casca marrom e rusticidade.
A galinha new hampshire tem maturidade sexual precoce e começa a postura por volta das 18 semanas de idade, os machos adultos pesam em média 3.600 kg e as fêmeas 2.950 kg .
Galinha Plymouth Rock
A galinha plymouth rock é uma raça de galinha caipira que se originária dos Estados Unidos, esta ave de duplo propósito, resistente ao frio, sendo assim ideal para o pequeno proprietário de exploração avícola ou para o criador de quintal.
No Brasil, ele é o mais difundido e utilizado na criação semi-intensiva ou extensiva, e possui plumagem branca ou esbranquiçada, crista serrilhada e brincos, e barbela vermelha brilhante.
As galinhas plymouth rock são bastante resistentes em condições de solo úmido, e os machos podem ter manchas brancas irregulares na cabeça e as fêmeas têm essas manchas brancas menores e menos irregulares na cabeça.
Galinha Gigante Negra de Jersey
A galinha gigante negra de jersey é um raça de galinha caipira que se originou nos Estados Unidos, no final do século XIX.
A espécie ganhou este nome em homenagem ao seu estado de origem, que é New Jersey, e também pelo seu grande tamanho.
As galinhas gigantes negra de jersey são uma das maiores raças de galinha do mundo, e foram utilizados 3 tipos de aves para se chegar a Jersey atual.
No entanto, em 1947 esta raça de galinha caipira ganhou uma variedade de cor branca, porém essa variedade costuma ser meio quilo mais leve que a negra, uma característica interessante é que as galinhas atuais são mais leves do que os primeiros exemplares.
Galinha Light Sussex
A galinha light sussex é uma raça de galinha caipira difundida em todo o mundo, ela possui dupla finalidade e é originária da Inglaterra em torno da época da conquista romana da Grã-Bretanha em 43 dC sendo uma galinha de quintal popular em muitos países.
A galinha light sussex é de raça inglesa de grande porte, dote duplo, pele branca, crista serrilhada, bico e tarso branco marfim.
Embora boa produtora de carne e ovos, raramente é criada em condições brasileiras devido a sua coloração e pele branca, na Europa, alguns países preferem galinhas com pele mais branca.
Além disso, existem variedades coloridas, vermelhas e brancas e a galinha light sussex é a mais conhecida no Brasil.
As galinhas light sussex põem em média 180 ovos no primeiro ciclo de postura e os ovos têm casca marrom e pesam em média 55 g.