O tucano da garganta amarela (Ramphastos brevis) é uma ave da família Ramphastidae conhecido de tucano-chocó.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, este é um pássaro muito social e muitas vezes pode ser visto em forragear um jogo em pares ou pequenos grupos.
Eles são encontrados em todas as florestas de Belize e se aninham em buracos em troncos de árvores. Colocam de um a quatro ovos e as aves progenitoras se revezam incubando os ovos.
O tucano da garganta amarela é principalmente comedor de frutas, alimentando-se de uma grande variedade de frutas tropicais da floresta.
Alimenta-se recortando a fruta e virando a cabeça para engolir a fruta inteira. Os tucanos também se alimentam de insetos, lagartos e até mesmo ovos de pássaros menores.
Espécies
Na América Central, o tucano da garganta amarela pode ser confundido com o tucano-de-bico-de-quilha.
Embora as duas espécies frequentemente se sobreponham em alcance e habitat, estas duas espécies também são facilmente distinguidas pela voz.
O tucano da garganta amarela têm chamadas distintivas que são muito diferentes do canto da outra espécie.
Na vertente ocidental dos Andes (Colômbia e Equador), ele se sobrepõe ao ser muito parecido com tucano-choco (Ramphastos brevis).
Ambas as espécies, na verdade, já foram consideradas coespecíficas, mas estudos mostraram que as duas pertencem a diferentes lados.
Morfologicamente eles são quase idênticos, embora o da garganta amarela seja maior, as partes escuras da sua cauda são mais pálidas (castanho escuro, em oposição ao preto), e o bico é mais longo e mais largo, embora isso é difícil de avaliar no campo e é sutil mesmo em espécimes).
Características do tucano da garganta amarela
O tucano da garganta amarela é uma espécie grande que se distingue das outras pelo seu tamanho;
A face e garganta amarela, rabo amarelado do tucano e preto ou castanho e voz alta.
As partes superiores são pretas, com uma garupa branca, e as coberturas de tecido são vermelhas.
Macho adulto: Corpo preto exceto rosto, garganta, peito superior e cauda. Parte superior das costas pretas com tonalidade avermelhada.
Penas ficam mais escuras com o desgaste. Face, garganta, mama superior e áreas auriculares amarelo brilhante.
O amarelo se estende até o peito médio e é delimitado abaixo por faixas de branco e carmesim.
Cobertura de cauda alta branca; respiradouros e coberturas de fundo para vermelho vivo.
Bill é comprido e curvado ao longo da culminação, especialmente perto da ponta; para cores de notas, consulte Peças nuas .
Fêmea adulta: Semelhante ao homem em todos os aspectos, exceto por um bico mais curto.
Alimentação
Esta espécie de tucano se alimenta de frutas, pequenas presas, como lagarto, perereca e ratos, ou até ovos de outras aves.
Curiosidades
O tucano da garganta amarela é um tucano grande, preto e amarelo mais notável por seu peito enorme e bicolor.
Ele corre do sudeste de Honduras ao sul até o oeste do Equador, onde vive nas regiões de planície e baixa montanha, e é mais restrito a florestas de baixa altitude.
É necessário um estudo adicional para avaliar os limites das espécies dentro do gênero ambiguus.
Em toda a sua grande extensão geográfica, ele é notável pelo seu grito de farra, grito esse (descrito pelos habitantes locais).
É amplamente frugívoro, mas, como outros tucanos, ocasionalmente se alimenta de insetos, lagartos e ovos de outras aves.
Canto do tucano da garganta amarela
Estado de conservação do tucano da garganta amarela
Como os tucanos podem viver em uma variedade de habitats, eles não são tão suscetíveis à destruição da floresta tropical quanto outras espécies.
Sua população não foi determinada, mas acredita-se que seja grande devido à frequência de avistamentos dentro de seu alcance.
Como tal, o Tucano é listado pela IUCN como sendo de menor preocupação, e não há esforços específicos para proteger a espécie.