O trinca-ferro-verdadeiro ( Saltator similis) é uma ave que pertence á família Thraupidae, sendo um dos pássaros silvestres mais apreciados pelo brasileiro, especialmente pelo seu canto.
Além disso, o trinca-ferro-verdadeiro também é conhecido como bico-de-ferro, chama-chico (interior de São Paulo), tempera-viola, verdão (Pernambuco), , papa-banana (Santa Catarina), pixarro, pipirão, estevo, tia-chica, tico-tico guloso (Sul do Espírito Santo) e joão-velho (Minas Gerais).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta é uma espécie de ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio.,
Na natureza, o trinca-ferro-verdadeiro é encontrado do Maranhão até o Rio Grande do Sul, devido a sua grande distribuição, ele acabou se dividindo em cerca de 8 formas de pássaros do gênero Saltator, e praticamente todas são iguais.
Subespécies
O trinca-ferro-verdadeiro possui duas subespécies reconhecidas:
– Saltator similis similis: encontrado do leste da Bolívia até o estado da Bahia no Brasil, ao sul até o Paraguai, Uruguai e Nordeste da Argentina;
– Saltator similis ochraceiventris: encontrado no sudeste do Brasil, do sul do estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul.
Características do trinca-ferro-verdadeiro
O trinca-ferro-verdadeiro é um pouco menor do que outras espécies do mesmo gênero, ele mede 20 centímetros de comprimento, e pesa aproximadamente 45 g.
Além disso, a espécie possui o bico negro e forte que originou o nome comum dessas aves, e apresenta dorso verde, cauda e lados da cabeça acinzentados.
A faixa da sobrancelha é a mais longa das três espécies (ave adulta), com bigode menos proeminente e garganta toda branca.
Abaixo disso, domina o cinza nas laterais, tornando-se marrom-alaranjado e branco no meio do ventre, as asas são esverdeadas, o filhote não possui uma faixa tão extensa que está ausente ou ausente logo após deixar o ninho.
Reprodução do trinca-ferro-verdadeiro
O ninho do trinca-ferro-verdadeiro é construído em arbustos de 1 a 2 metros de altura, é uma tigela espaçosa, com cerca de 12 centímetros de diâmetro externo, composta por grandes folhas secas sustentadas por alguns galhos, resultando em uma construção solta; pequenas raízes e ervas são colocadas dentro.
Esta espécie põe 2 ou 3 ovos oblongos medem cerca de 29 por 18 milímetros e são azul claro ou azul-esverdeado, com pequenas e grandes manchas no polo rombudo formando uma corola.
Além disso, durante a época de reprodução, vive estritamente em pares e é extremamente leal a um território.
Alimentação
Esta espécie de ave é um onívoro, e se alimenta de frutos, insetos, sementes, folhas e flores (como as do ipê).
Habitat
O este pássaro que habita em capoeiras, clareiras, bordas de matas ocupando o estrato médio e superior.
Canto do trinca-ferro-verdadeiro
O canto do trinca-ferro-verdadeiro é uma série de assobios suaves emitindo o som de chew-cho-chew-cho-chewee, por isso eles são bastantes procurados e apreciados por seu belo canto.
Fotos do trinca-ferro-verdadeiro
Distribuição geográfica
O trinca-ferro-verdadeiro pode ser encontrado na parte central do Brasil e nordeste, na Bahia ao sul do País, no Rio Grande do Sul e toda a região Sudeste, além de fronteiras vizinhas internacionais, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.