O chapim-japonês ( Parus minor ) é uma ave que pertence a família Paridae, também conhecido como chapim oriental.
Até recentemente, essa espécie era classificada como uma subespécie do chapim-real, porém estudos indicavam que as duas espécies coexistem no Extremo Oriente russo sem se misturar ou hibridar frequentemente.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O chapim-japonês ganhou as manchetes em março de 2016, quando Toshitaka Suzuki et al. relataram na Nature Communications que encontraram evidências experimentais de sintaxe composicional em cantos de pássaros , marcando a primeira evidência desse tipo de sintaxe em animais não humanos.
Características do chapim-japonês
O chapim-japonês possui a plumagem superior cinza-azulada ou marrom-escuro e a inferior é coberta por penas marrom-claras.
Além disso, o topo da cabeça é coberto por penas pretas e há manchas brancas nas bochechas e na nuca, uma linha vertical preta vai da garganta até a parte inferior da cauda (parte inferior da base das penas da cauda).
A cor da asa é preto acinzentado e uma mancha branca na ponta da pesada capa de chuva e, quando está parada, aparece como uma faixa de asa com listras brancas, uma de cada lado.
A cor do bico é preta e a cor das pernas é marrom claro, os machos têm uma linha vertical preta mais grossa da garganta até a cauda inferior do que as fêmeas.
Nos juvenis, esta linha preta vertical é fina e indistinta, e as bochechas e partes inferiores são amareladas.
Reprodução do chapim-japonês
O chapim-japonês usa principalmente as cavidades em árvores, fendas em paredes de pedra e fendas em edifícios como ninhos e também usa casas de pássaros artificiais.
Além disso, ele utiliza principalmente os ninhos usados por pica-paus, o material para o ninho é musgo, raízes de grama ou pelos de animais.
O período de desova desta ave é de abril a julho e se reproduz duas vezes por ano, e os ovos são brancos com pequenas manchas marrom-avermelhadas e põem de 4 a 13 ovos.
Alimentação
O chapim-japonês se alimenta de inseto, sementes e frutos de plantas são comidos, ele come cerca de 85.000 a 100.000 larvas de insetos por ano para manter as folhas crescendo.
Habitat
Esta espécie habita em quase todo o tipo de bosques, sendo particularmente frequente nos bosques de folhosas, que incluem montados de sobro e azinho, soutos, carvalhais e viduais.
Fotos do chapim-japonês
Distribuição geografica
O chapim-japonês é encontrado no leste da Ásia, incluindo Japão e Extremo Oriente da Rússia.