Pica-pau-malhado-grande( Dendrocopos major ) é uma especie de ave da família dos pica-paus que pertence ao gênero dos Dendrocopos.
é um pica-pau de tamanho médio com plumagem preta e branca e uma mancha vermelha na parte inferior da barriga. Machos e pássaros jovens também têm marcas vermelhas no pescoço ou na cabeça.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é encontrada em todo o Paleártico , incluindo partes do norte da África. É residente na maior parte de sua área de distribuição , mas no norte alguns irão migrar se a colheita de cones de coníferas falhar.
Alguns indivíduos têm tendência a vagar, levando à recente recolonização da Irlanda e à vadiagempara a América do Norte.
Características do pica-pau-malhado-grande
O pica-pau grande malhado tem cerca de 23 centímetros de altura. Sua envergadura varia entre 34 e 39 centímetros. Pesa entre 60 e 90 gramas. Sua plumagem é preta na parte superior com duas grandes manchas brancas nas asas e cinza-amarelada na parte inferior.
Os abrigos infracaudais são de cores vivas em vermelho. Apenas o macho tem uma mancha vermelha no pescoço e os juvenis têm uma coroa vermelha. As bochechas são brancas, a parte acima do bico é mais cinza. Há listras de barba preta nas laterais do pescoço.
Grandes pica-paus malhados têm garras curvas e afiadas em seus pés escaladores, que eles usam para segurar a casca. Duas garras apontam para a frente e duas para trás. Sua pele é extraordinariamente espessa, o que os protege de picadas de insetos.
Uma conexão elástica e semelhante a uma junta entre a base larga do bico e o crânio absorve o choque que ocorre quando a cavidade do pica-pau está sendo esculpida.
A postura ereta e estável na árvore é sustentada por músculos fortes que controlam as penas da cauda de sustentação. Para evitar a inalação da farinha de madeira resultante, as narinas do grande pica-pau manchado são cobertas de penas finas.
O pica-pau de tamanho médio , o pica-pau-pequeno , o pica-pau-de-dorso-branco e o pica-pau sangrento são visualmente semelhantes e, portanto, facilmente confundidos com o pica-pau grande malhado da Europa Central , mas todos são muito menos comuns na Alemanha.
Habitat do pica-pau-malhado-grande
O pica-pau grande malhado é a espécie de pica-pau nativa menos especializada e, portanto, também a mais comum.
Pode ser encontrada tanto em florestas caducifólias como em florestas de coníferas , mas também em parques e em paisagens culturais , desde que existam avenidas , quebra-ventos ou pequenos grupos de árvores.
Florestas mistas de carvalho e faia com muita madeira velha e morta são habitats ideais para ela . Estandes puros de abetos uniformes mostram apenas pequenas ocorrências de pica-paus.
Reprodução do pica-pau-malhado-grande
Como todos os pica-paus, o pica-pau grande malhado é um criador de cavidades . Ele mesmo carpintaria os buracos de reprodução e prefere tipos de madeira macia e árvores velhas e podres. Ele começa a esculpir muitas cavidades antes de completar uma única.
A fêmea põe de quatro a sete ovos brancos , que são incubados por cerca de 11 a 13 dias. Os pássaros jovens são alimentados por cerca de três a quatro semanas até que emplumam.
Na segunda metade da fase de alimentação, os ninhos são fáceis de detectar por causa do contínuo barulho alto das aves jovens.
Alimentação do pica-pau-malhado-grande
Pica-pau-malhado-grande alimenta-se principalmente de insetos e suas larvas quando os insetos são escassos, ele come nozes , bagas e sementes.
Canto do pica-pau-malhado-grande
O chamado do pica-pau grande malhado é um kik agudo , que pode ser repetido como um krrarraarr de madeira se o pássaro for perturbado. A chamada de namoro, gwig , é dada principalmente no voo de exibição.
Bater em árvores e galhos mortos e, às vezes, em estruturas feitas pelo homem, serve para manter contato entre pares de adultos e anunciar a propriedade do território.
Ambos os sexos tocam, embora o macho o faça com muito mais frequência, principalmente a partir de meados de janeiro até que os filhotes cresçam.
O percussão de longa distância é mais rápido do que para qualquer outro pica-pau em seu alcance, em torno de 10 a 16 golpes por segundo, normalmente em rajadas de um segundo, embora repetido com frequência.