O sanhaço-papa-laranja (Pipraeidea bonariensis) é uma ave da família Thraupidae, também conhecido como sanhaço-amarelo, sairão (Santa catarina) e papa-ameixa.
Além disso, esta espécie é considerado como uma ave de pequeno porte, seu comprimento chega em torno dos 17 centímetros; ao passo que seu peso médio gira em torno de 40 gramas, podendo variar para mais ou para menos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Mas, o que realmente chama a atenção no sanhaço-papa-laranja são suas cores vibrantes, que sustentam de maneira exacerbada o dimorfismo sexual.
Subespécies
O sanhaço-papa-laranja possui quatro subespécies reconhecidas:
– Pipraeidea bonariensis bonariensis: encontrado no sul e sudeste do Brasil, do sul do estado de São Paulo até o Uruguai e norte da Argentina.
– Pipraeidea bonariensis composita: encontrado na Cordilheira dos Andes na região leste e central da Bolívia.
– Pipraeidea bonariensis darwinii: encontrado na Cordilheira dos Andes do Equador até o norte do Chile.
– Pipraeidea bonariensis schulzei: encontrado no Paraguai e no noroeste da Argentina, até o norte de Rio Negro e sul de Mendoza.
Características do sanhaço-papa-laranja
O sanhaço-papa-laranja é uma ave que mede 17 centímetros de comprimento e pesa entre 28 e 46,5 gramas, o macho apresenta a cabeça de coloração azul violácea com a fronte, loro e uma máscara facial negra sobre os olhos.
Além disso, a espécie apresenta uma estreita faixa torácica preta que limita a coloração azul do pescoço da coloração laranja intenso do peito.
O ventre é amarelo, e o dorso preto e asas azuis, já os rêmiges são pretas com marginação externa azul, o uropígio é intensamente alaranjado e sua cauda é escura com marginação azulada.
Por outro lado, as fêmeas são pardo-esverdeadas e os jovens tem coloração semelhante as fêmeas com o alto da cabeça azulada, peito e abdome amarelados.
Reprodução do sanhaço-papa-laranja
O sanhaço-papa-laranja atinge a maturidade sexual aos 12 meses, cada ninhada geralmente tem entre 2 e 4 ovos, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada, e os filhotes nascem após 13 dias.
Hábitos do sanhaço-papa-laranja
Encontrada principalmente em áreas arborizadas, a sanha-laranja também pode ser encontrada perto de córregos e em áreas gramadas, bastante comum em regiões mais secas da cordilheira dos Andes.
No entanto, vale ressaltar que também pode ser vista em algumas áreas urbanas com muitas árvores.
Assim como um grande número de espécies de aves, a sanhaço é frutívora, o que lhe dá um de seus nomes populares: papa ameixa.
Mas além das ameixas, ele também se alimenta de bananas, mamões, tangerinas e até algumas inflorescências de arbustos ou árvores, como eucaliptos.
Como as sementes não são decompostas em seu sistema digestivo, essa espécie é um excelente dispersor de sementes e contribui para o reflorestamento de diversas áreas.
Alimentação
O sanhaço-papa-laranja é uma ave frugívoro, e se alimenta de inflorescências de eucalipto e grandes pedaços de folhas de mamão e chuchu.
Habitat
Esta espécie habita matas de galeria e capões.
Fotos do sanhaço-papa-laranja
Distribuição geográfica
O sanhaço-papa-laranja é uma ave encontrado do sul de São Paulo a Argentina.