O papagaio-dos-garbes (Amazona kawalli) é uma ave da família Psittacidae, também conhecido como papagaio-moleiro-do-igapó.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie foi descrita em 1989 como um psitaciforme da família dos psittacidae e por muitos anos foi confundido com o papagaio moleiro.
Dessa forma, o que diferencia o papagaio-dos-garbes é que ele possui uma tira branca sob a base do seu bico.
Características do papagaio-dos-garbes
O papagaio-dos-garbes tem 36 centímetros de comprimento e tem como principal característica uma grande dobra de pele no bico.
Em comparação, a plumagem é muito verde e adquire um tom mais azulado no pescoço e no dorso e um tom amarelado nas pontas das asas.
Além disso, esse amarelo se estende até as pontas da cauda, de modo que os sistemas principais (penas) são azul-arroxeados. Já os secundários são bem vermelhos e todos possuem uma faixa cinza ao redor dos olhos, além de uma íris bem vermelha.
Reprodução do papagaio-dos-garbes
Alimentação
Na natureza o papagaio-dos-garbes têm um cardápio bem variado eles frugívoras ou seja, se alimentam especificamente de frutas, verduras, flores, sementes, grãos e pequenos insetos.
Curiosidades
Habitat
O papagaio-dos-garbes habita em matas de terra firme, de igapó, de várzea, ilhas fluviais da bacia amazônica e áreas abertas arborizadas.
Estado de conservação da espécie
O papagaio-dos-garbes está presente na atual lista vermelha, ou seja, é uma ave quase ameaçada de extinção e sua população é estável, mas não dá para considerá-la.
O tamanho dela não foi quantificado, pois eles são confundidos regularmente com os moleiros, o que prejudica um pouco. Porém, são descritos como raros.
Canto do papagaio-dos-garbes
O canto do papagaio-dos-garbes é frequentemente detectado durante o voo quando emite um chamado monossilábico e nasal crraow.
Distribuição geográfica
Esta espécie é endêmico do Brasil, e apresenta ampla distribuição Centro-Amazônica.