O canto do mutum-de-elmo de alarme é um chuck-chuck-chuck semelhante ao de um esquilo da montanha. O canto territorial dos machos começa a ser ouvido em dezembro ou no final da estação seca.
A canção, bastante monótona, é uma espécie de zumbido que lembra o rangido de uma velha árvore. Formado por um número de notas entre seis e dez, divide-se em duas fases e dura cerca de um minuto.
Durante o primeiro estágio, a ave parece querer inspirar mais ar, com o peito dilatando e a cabeça e o pescoço balançando para cima e para baixo como se estivesse realizando movimentos de bombeamento.
Na segunda fase, a ave fecha o bico e expele o ar: só então é possível ouvir o misterioso zumbido do ventríloquo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do mutum-de-elmo.
Nesta espécie é possível distinguir duas formas distintas: na forma normal, o macho e a fêmea são quase idênticos. Eles têm plumagem preta com um brilho esverdeado e um lindo brilho azul da Prússia – cada pena do corpo tem uma borda preta aveludada dando uma aparência ligeiramente escamosa.
As penas do centro do abdome e da região lombar são menos brilhantes, mais macias e sem margens pretas. As penas da cabeça e da parte superior do pescoço não têm brilho verde, são muito densas, flexíveis e aveludadas.
Aqueles no capuz são eréteis. As rectrizes terminam em uma faixa branca com cerca de 25 milímetros de espessura. O abdome inferior e os abrigosos sub-caudais são de um branco puro e a transição com as partes escuras é nítida.
O topo do crânio é encimado por um capacete azul- ardósia claro em forma de figo. Os olhos são castanhos, o bico salmão carmesim . Os pés são rosa-salmão ou vermelho-carmim opaco.
Apenas um número limitado de fêmeas pertence à forma vermelha. Costumava-se pensar que todos os machos eram pretos e todas as fêmeas eram vermelhas, mas esse não é o caso.
No final do século XIX os exemplares da forma vermelha eram bastante numerosos, enquanto hoje apenas 25% das fêmeas têm esta plumagem; os 75% restantes usam plumagem normal.
As fêmeas da forma vermelha têm a cabeça e a parte superior do pescoço pretas opacas, com a parte inferior marrom. A cauda é idêntica à da forma nominal, mas com pontas de cor amarelada .
No restante da plumagem, as barras e vermiculações marrom-avermelhadas e pretas opacas são misturadas de maneira bastante complexa. Numerosas penas têm bordas branco-acinzentadas.
As penas no centro do abdômen são mais claras, menos barradas. A parte inferior da barriga e subcaudais são brancas como na forma normal. Este tipo de plumagem provavelmente se assemelha ao das fêmeas jovens.
Classificação cientifica do mutum-de-elmo
Mutum-de-elmo ( Pauxi pauxi ) é uma ave galiforme da família Cracidae difundida na Venezuela e na Colômbia .
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Galliformes,
-Família: Cracidae,
-Género: Pauxi,
-Espécie: P. pauxi,
Canto do mutum-de-elmo