O inseparável mascarado (Agapornis personatus) é uma espécie de periquito da família Psittacidae, é a segunda de maior quantidade no mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é muito enérgica e adora tomar banho, o inseparável mascarado é uma das nove espécies de Agapornis, pequenas aves da família dos Papagaios, esta espécie é nativa do nordeste da Tanzânia e amplamente criada sob cativeiro como animal doméstico.
Origem
O inseparável mascarado é uma espécie nativa do nordeste da Tanzânia, país da África Oriental.
Características do inseparável mascarado
O inseparável mascarado possui a coloração negra na cabeça e a envolver cada olho apresenta um anel branco, aparentando ter uma máscara.
Além disso, o bico é vermelho brilhante e o dorso é de um verde mais escuro que o ventre e nas asas tem penas de voo negras.
O inseparável mascarado tem o peito amarelo, que se estende até ao pescoço, incluindo a nuca, os machos e fêmeas têm aparência externa idêntica, mas os jovens têm cores mais pálidas.
Reprodução do inseparável mascarado
As fêmeas colocam de 4 a 6 ovos, que incubam por cerca de 23 dias, em seu ambiente natural, os pombinhos costumam construir seu ninho em um buraco de uma árvore, que cobrem com folhas e outros vegetais.
A criação consiste em quatro ou cinco ovos brancos, que a fêmea incuba por cerca de 20 dias e é alimentado pelo macho.
Habitat
O inseparável mascarado habita nas Áreas rochosas como falésias e picos de montanha, prados, savana, matagal e floresta.
Alimentação
Esta espécie de periquito é Frugívoro, e se alimenta de fruta e sementes ou vegetais frescos.
Comportamento do inseparável mascarado
O inseparável mascarado voam sempre aos pares, e os casais manifestam a sua ligação acarinhando-se mutuamente, por este comportamento são chamados inseparáveis.
Distribuição geografica
Esta espécie de periquito é encontrado no Continente Africano, do Senegal, Gâmbia e sul da Mauritânia até à África Ocidental e pelo norte do Quênia, Uganda, Eritreia, Etiópia e noroeste da Somália.